Diario de Pernambuco
Busca
Internet Acusação de estupro feita por amiga de Melanie Martinez provoca debate sobre consentimento Resposta da cantora provocou onda de indignação, enquanto fãs questionam depoimentos de Timothy

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/12/2017 18:08 Atualizado em: 05/12/2017 18:16

Melanie Martinez e Timothy Heller juntas. Foto: Instagram/Reprodução
Melanie Martinez e Timothy Heller juntas. Foto: Instagram/Reprodução

Após a cantora norte-americana Melanie Martinez, de 22 anos, ser acusada de estupro pela "ex-melhor amiga", Timothy Heller, o assunto rapidamente se tornou um dos temas mais abordados nas redes sociais. Milhares de mensagens de apoio a Timothy contrastaram com depoimentos da artista que defendem sua inocência. Em um detalhado relato, publicado no Twitter, Timothy conta que foi abusada com um brinquedo sexual e que recebeu sexo oral da cantora mesmo após dizer não "repetidas vezes" para as investidas. A denúncia reacendeu um intenso debate sobre o consentimento nas relações. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Ativista norte-americana e criadora da página Feminist culture, dedicada a divulgar e educar os internautas sobre o feminismo, Alexis Isabel questionou o posicionamento de fãs de Melanie que duvidaram da denúncia e defenderam a artista nas redes sociais. "Todos seriam os primeiros a atacar um homem acusado de agressão sexual. Mas, agora que é uma mulher que você gosta, de repente há uma chance de a vítima estar mentindo?", criticou, revelando que já foi fã da cantora, mas que acredita no depoimento de Timothy. 

"Você não dobra sua moral apenas porque gosta da música de alguém. Vocês são tão hipócritas", disse, Alexis, respondendo a comentários em defesa de Melanie. "Posso dizer o quão HORRÍVEL, assustador e traumatizante é ser violada por uma mulher em quem confia. Também fui estuprada por uma mulher que me colocou sob a sua influência e esta situação lhe atinge. Eu nunca falo sobre isso", continuou a ativista, em outra publicação, se referindo à crítica de fãs sobre o fato de Timothy não ter realizado a denúncia antes. 

O fã clube brasileiro da cantora no Twitter, o perfil Melanie Martinez BR publicou uma uma nota afirmando estar "em choque" com as declarações feitas em relação à cantora. "Estamos surpresos e em choque com as últimas declarações em relação à Melanie. Sentimos muito e deixamos claro que não apoiamos nenhum tipo de abuso", disse no Twitter. Através de um longo relato, Joshua Goodson, amigo próximo de Timothy, contou ter acompanhado parte do sofrimento enfrentado pela garota e o processo de tomada de decisão a respeito de realizar a denúncia. Em seu depoimento, o rapaz afirmou que as recentes denúncias de assédio realizadas nas grandes produtoras do cinema e televisão em Hollywood foram um fator importante na escolha. 

"Um mês antes de Timothy decidir expor a verdade, ela me contou em detalhes o que Melanie tinha feito com ela. Estávamos sentados em um bar, tentando aproveitar nossas bebidas, mas Tim estava se torturando por duas escolhas: entre ficar quieta, mas continuar sendo assombrada pela experiência; e dizer a verdade, libertar-se, mas lidar com inúmeras investigações de bullying e críticas. Mas ela tinha visto uma infinidade de histórias de agressão sexual vindo de Hollywood e sentia-se apoiada e corajosa", disse Joshua.






Apoio
O rapaz falou ainda sobre a importância de se apoiar as vítimas de estupro e a sobre necessidade de alertar as pessoas sobre estes casos: "Imediatamente depois de ver que ela tinha compartilhado sua história, eu fiquei maravilhado com o apoio que ela recebeu. Mesmo depois de percorrer mais de 2 mil comentários, fiquei exaltado em ver que 90%, ou mais, deles eram de apoio e que, quando alguém era negativo ou negligente, foi alertado com fatos sobre estupro e sobre as vítimas de estupro". 

Em nova publicação no Twiiter, Timothy Heller relevou que, inicialmente, não iria revelar o nome da agressora, mas entendeu a importância da denúncia. "Quando escrevi esta história sobre o meu estupro, inicialmente não iria falar o agressor. Mas acho que é importante que todos vocês saibam que é sobre Melanie Martinez", afirmou Timothy. Também na rede social, Joshua Goodson fez duras críticas as pessoas que questionam a veracidade da denúncia: "Alguns de vocês são exatamente o motivo pelo qual as vítimas não denunciam. Você está realmente confuso sobre o porquê demorou tanto tempo para expor isso? Você é o motivo. Você. Você é o que alimenta a cultura de estupro." 

A atriz e cantora norte-americana Abigail Breslin também saiu em defesa de Timothy Heller nas redes. "É realmente um mundo ferrado o que vivemos quando começamos a tirar fotos das 'supostas' capturas de tela de DM (mensagens privadas do Twitter) em uma tentativa de culpar a vítima e silenciar sobreviventes", criticou a artista, divulgando a hashtag #WeBelieveYouTimothy (#NósAcreditamosEmVocêTimothy, em tradução livre).

Confira a repercussão entre os brasileiros:





















Acompanhe o Viver no Facebook:


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL