Artes visuais Vanderlei Lopes faz sua primeira exposição no Nordeste na Amparo 60 Artista visual aposta na tridimensionalidade e em repensar a escultura, além de colocar em questão a forma como as obras aparecem no espaço expositivo

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 23/11/2017 14:45 Atualizado em: 23/11/2017 14:14

A obra 'Cena (para Glauber)' é uma das presentes na exposição. Crédito: Amparo 60/Divulgação
A obra 'Cena (para Glauber)' é uma das presentes na exposição. Crédito: Amparo 60/Divulgação

O trabalho com vestígios de algo que já não está lá e a pesquisa com materiais mais nobres associados a ações cotidianas são questões que o artista visual Vanderlei Lopes coloca em seu trabalho. A mostra Espelho, cuja abertura acontece às 19h desta quinta na Amparo 60, é sua primeira individual no Nordeste e traz reflexões sobre a percepção do que nos cerca. Simultaneamente, o artista paranaense radicado em São Paulo está em cartaz na capital paulista com a mostra Domo, na capela do Morumbi. Se lá ele põs uma reprodução dessa estrutura arquitetônica em escala real dentro do espaço expositivo, aqui ele muda radicalmente as dimensões de suas peças, trazendo obras de dimensões menores.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A trajetória recente de Vanderlei está apoiada em uma pesquisa que aposta na tridimensionalidade e em repensar a escultura, além de colocar em questão a forma como as obras aparecem no espaço expositivo. “A mostra é composta, na quase totalidade, por imagens feitas em bronze. Esse material me atrai porque eu queria trabalhar com metais que carregassem uma ideia de tradição. Como o bronze é uma liga de cobre e estanho, traz a ideia de alquimia, de ciência primordial. Me interessa a ideia de transformação e acho que meu trabalho potencializa a ideia de transformação do banal em extraordinário”, aponta.

Uma das obras é Cena (para Glauber), na qual um molde das mãos do próprio Valdemar foi fundido em bronze, segurando uma vela também em bronze que traz uma chama real. Outra referência artística transparece em Maiakovski: três desenhos em papel pautado que deixam entrever forma geométricas como quadrado, uma cruz e um círculo, em homenagem ao artista russo, a quem é atribuída a frase “Dizem que em algum lugar, parece que no Brasil, existe um homem feliz”.

SERVIÇO
Mostra Espelho, de Vanderlei Lopes
Abertura: Quinta, 23 de novembro, às 19h
Onde: Amparo 60 - Edifício Califórnia - Rua Artur Muniz, 82, 1° andar, salas 13 e 14, Boa Viagem
Visitação: Terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h
Entrada gratuita
Informações: 3033-6060



Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL