Diario de Pernambuco
Busca
Consciência Negra Nove frases de pessoas negras que um racista deveria ouvir para refletir e mudar De Emicida a Barack Obama, pessoas discriminadas pela cor da pele criticam o preconceito

Por: AE

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/11/2017 20:21 Atualizado em: 20/11/2017 21:36

Personalidades no Brasil e no mundo têm questionado o porque do racismo. Foto: Facebook/Reprodução
Personalidades no Brasil e no mundo têm questionado o porque do racismo. Foto: Facebook/Reprodução

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A data comemorativa foi criada em 2003 como efeméride do calendário escolar, sendo oficialmente instituída em âmbito nacional em 2011. Desde então, o dia é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Durante todos os dias do ano, personalidades no Brasil e no mundo têm questionado o racismo, se colocando à frente da luta pelo fim do preconceito. Confira algumas das falas mais impactantes de alguns porta-vozes da causa racial.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Taís Araujo, atriz
Neste mês de novembro, Taís se apresentou no TEDxSP, sob o tema Mulheres que inspiram. Em sua fala, ela trouxe à tona os temores que tem sobre a relação entre a sociedade e pessoas negras: "Meu filho é um menino negro e liberdade é um direito que ele não vai poder usufruir se ele andar pelas ruas descalço, sem camisa, sujo, saindo da aula de futebol. Ele corre o risco de ser apontado como um infrator - mesmo com seis anos de idade", disse.

Elza Soares, cantora
Um dos nomes mais importantes do samba, Elza Soares reforçou seu discurso de resistência: "Nesse dia 20 de novembro, como todos os outros dias do ano, reforço o meu grito: a carne mais barata do mercado foi a carne negra. Não é mais a carne negra. Eu sou negra. Minha mãe é negra. Minha voz é negra. O Brasil é negro".

Emicida, rapper
Conhecido por criticar o racismo em suas aparições na mídia, o rapper gravou seu primeiro DVD propositalmente nesta segunda-feira (20), no Dia Nacional da Consciência Negra. "O Brasil aplaude a miscigenação quando clareia, quando escurece ele condena. [...] O táxi não para pra você, mas a viatura para, esse é o problema urgente do Brasil", disse ele em uma entrevista no Altas horas, da Rede Globo.

Lázaro Ramos, ator
"Coisa de preto é a bruxaria contida num conto de Machado de Assis. Um samba escrito pela caneta de Mauro Diniz. Coisa de preto é a poesia de Cartola. Os dedos a bailar sobre o violão de Paulinho da Viola. Ah, só podia ser preto - Romário, Imperador, Ronaldinho", disse o artista ao comentar sobre o vídeo em que o jornalista William Waack faz um comentário racista.

Lupita Nyong, atriz
Ao ter sua foto editada para ilustrar a capa de uma revista italiana, a atriz se pronunciou em seu Instagram. "Há um longo caminho ainda para combater o preconceito inconsciente contra o cabelo, textura e complexidade dos cabelos de mulheres negras"

Serena Willians, tenista
A tenista reagiu ao comentário racista de Ilie Nastase, capitão da seleção de tênis da Romênia, que comentou sobre a cor da pele do filho de Serena, à época grávida de 20 semanas. "Fico muito desapontada ao saber que vivemos numa sociedade onde pessoas como Ilie Nastase podem fazer comentários tão racistas sobre mim e meu filho que ainda nem nasceu."

Raissa Santana, modelo
Foi a vencedora do Miss Brasil, a primeira mulher negra depois de um jejum de 30 anos. Em entrevista ao jornal O Estado de S Paulo, ela disse que ajudar meninas e mulheres a se aceitarem mais. "A estar de bem com seu próprio corpo. Não apenas com o cabelo, mas também com seus traços negros."

Barack Obama, político
Após o episódio racista em Charlostville, nos Estados Unidos, quando supremacistas brancos e neonazistas marcharam pelas ruas em agosto de 2017, o ex-presidente Barack Obama compartilhou uma mensagem que bateu recorde de curtidas no Twitter. "Ninguém nasce odiando outra pessoa devido a cor da pele, passado ou religião".

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL