Cultura Popular Referência cultural de Pernambuco, Maciel Salú pede doações para manter espaço artístico Sede do Maracatu Águia Formosa sedia oficinas gratuitas no Projeto Azougue

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 06/11/2017 15:35 Atualizado em: 06/11/2017 15:45

Mestres maracatuzeiros compartilham saberes e vivências em projeto social. Foto: Eric Gomes/Divulgação
Mestres maracatuzeiros compartilham saberes e vivências em projeto social. Foto: Eric Gomes/Divulgação

Desde a segunda-feira, o município de Tracunhaém, na Zona da Mata do estado, sedia mais uma edição do Projeto Azougue. Criado pelo músico Maciel Salú em parceria com o Maracatu de Baque Solto Águia Formosa, o projeto oferece oficinas gratuitas de poesia, iniciação musical e confecção de indumentárias. As inscrições podem ser realizadas através de email ou presencialmente na sede do maracatu. Através do Facebook, Maciel Salú anunciou a edição do projeto e pediu doações para a manutenção do espaço cultural.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), o Projeto Azougue tem como objetivo incentivar a formação de uma nova geração de maracatuzeiros, através da transmissão dos saberes. Ao todo são 200 vagas oferecidas para as três oficinas: "Rima, métrica e improviso" (50 vagas), "Teoria musical" (75 vagas) e "Confecção de adereços de maracatu" (75 vagas). Para se inscrever, é preciso ter mais de dez anos de idade e entrar em contato através do e-mail m.aguiaformosa@gmail.com, do telefone (81) 99169-2021 (Gil Régis) ou presencialmente, no primeiro dia de aula da atividade em que tiver interesse. As aulas serão realizadas na sede do Maracatu Rural Águia Formosa, que fica localizada na Rua do Rosário, 11, no centro de Tracunhaém.

Através de publicação no Facebook, Maciel Salú divulgou a realização do projeto e solicitou doações de materiais para a realização das oficinas e mobília do espaço cultural, que não possui sede própria. "Amigos, nem todos sabem, mas há alguns anos que realizo junto com o Maracatu Águia Formosa um projeto social em Tracunhaém, na Mata Norte de Pernambuco. Apesar de termos o incentivo importantíssimo do Funcultura (Fundarpe, Cultura PE e Governo de Pernambuco), nosso projeto não tem sede própria. Enquanto continuamos na luta pela nossa sede definitiva, conseguimos alugar um espaço para ser a sede provisória por dois anos do Projeto Azougue, e estamos lutando para 'mobiliar'", anunciou.

"Já conseguimos algumas mesas e cadeiras, comprei um ventilador, um quadro branco e duas canetas para quadro, mas ainda faltam muitas coisas", publicou na rede social. O público que quiser ajudar, pode realizar doações de bebedouro e garrafão de água mineral, armários para livros e copa, organizadores de arquivos, lixeiros para banheiro e sala de aula, pano de chão, toalhas de piso e toalhas de mão, materiais para a confecção de indumentária do maracatu (miçangas transparentes, lantejoula n. 10 de qualquer cor, chicote para chapéu de caboclo de lança e veludo para gola de caboclo), além de instrumentos musicais.

Oficinas
Ministradas pelo Mestre Minuto, a oficina de iniciação musical "Teoria musical: Estimulando a formação da nova geração de músicos" tem como objetivo apresentar ao alunos o primeiro contato com as notas musicais. São oferecidas duas turmas nas segundas-feiras, das 9h às 12h ou 14h às 17h, e uma terceira turma nas sextas-feiras, das 9h às 12h.  

A oficina Rima, métrica e improviso: Estimulando a formação da nova geração de mestres de maracatu, ministrada pelos mestres Maciel Salú (Maracatu Águia Formosa) e Barachinha (Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires), visa ensinar a poesia dos mestres maracatuzeiros. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade aprender o processo de criação de sambas de maracatu, sua métrica e a importância e a função do Mestre. Os interessados poderão escolher entre duas turmas oferecidas às terças-feiras: 9h às 12h ou 14h às 17h, com início nesta terça (7).

A confecção dos principais elementos da confecção de golas, chapéus, surrão e outras peças que compõem a indumentária do caboclo de lança é o objetivo da oficina de "Confecção de adereços de maracatu", ministrada por Nilson Veloso e Dona Maria, ambos do Maracatu Águia Formosa. O início da atividade será nesta quarta-feira (8), com turmas nas quartas-feiras, das 9h às 12h ou 14h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.

SERVIÇO
Oficina Teoria musical: Estimulando a formação da nova geração de músicos
Ministrante:
Maestro Minuto
Quando: 06 de novembro a 19 de janeiro
Turmas: segundas-feiras, das 9h às 12h ou 14h às 17h, e sextas-feiras, das 9h às 12h
Vagas: 25 alunos por turma

Oficina Rima, métrica e improviso: Estimulando a formação da nova geração de mestres de maracatu
Ministrantes:
Mestre Barachinha (Maracatu Estrela Dourada) e Mestre Maciel Salú (Maracatu Águia Formosa)
Quando: dias 07, 14, 21 e 28 de novembro
Turmas:  terças-feiras: 9h às 12h ou 14h às 17h,
Vagas: 25 alunos por turma

Oficina Confecção de adereços de maracatu
Ministrantes:
Nilson Veloso e Dona Maria (Maracatu Águia Formosa)
Quando: 08 de novembro a 20 de janeiro
Turmas: quartas-feiras, das 9h às 12h ou 14h às 17h, e sábados, das 9h às 12h
Vagas: 25 alunos por turma
Local: Sede do Maracatu Rural Águia Formosa (Rua do Rosário, 11, Centro, Tracunhaém - PE)

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL