Resultado Governo destina R$ 4,5 milhões para financiar projetos de música em Pernambuco Edital do Funcultura da Música aprovou 58 projetos de fruição, pesquisa e formação

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/11/2017 19:11 Atualizado em: 20/11/2017 18:44

Projetos aprovados vão desde circulação de artistas à manutenção de festival. Foto: Ariel Martini/Rec-Beat
Projetos aprovados vão desde circulação de artistas à manutenção de festival. Foto: Ariel Martini/Rec-Beat

 O Governo do Estado divulgou, nesta segunda-feira (20), a lista dos projetos aprovados no 1º Edital do Funcultura da Música. Com um orçamento de R$ 4,5 milhões, o edital aprovou 58 projetos do segmento artístico distribuídos em três categorias: fruição (48), pesquisa (2) e formação e capacitação (8). Ao todo, segundo dados da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, 381 projetos culturais haviam sido habilitados para a avaliação de mérito cultural. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Realizado por uma comissão deliberativa, formada por 17 avaliadores, a etapa julgou critério como a qualidade técnica do projeto; valor cultural; qualificação do produtor e da equipe; aspectos sociais da proposta; e regionalização. Segundo o Governo do Estado, a instituição do edital específico para a linguagem da música significou um aporte adicional de 80% de recursos em relação recursos para a linguagem cultural da música na ordem de 80%, comparado às contratações do segmento oriundas do edital geral do Funcultura do ano passado. Um levantamento divulgado pelos órgãos, aponta que o Edital Geral 2015/2016 aprovou 35 projetos. 

Durante o anúncio dos divulgados, a Secretaria de Cultura destacou ainda que, dos 58 projetos aprovados no Funcultura da música, 17 são assinados por proponentes das macrorregiões da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos. Ações de acessibilidade, como a utilização de libras, braile, audiodescrição, legendagem descritiva e adequação de espaços estão presentes em 82% das propostas aprovadas. Entre os projetos aprovados figuram a realização de disco do cantor Thiago Martins, turnê europeia do grupo DJ Dolores & Orchestra Santa Massa, a realização de videoclipe da faixa Útero, de Aninha Martins, a manutenção da Sociedade Musical Pedra Preta, do município de Itambé, na Zona da Mata Norte do Estado, e a realização da 23ª edição do festival Rec-Beat. 

Os produtores de projetos não aprovados poderão apresentar pedido de reconsideração até 01 de dezembro. O recurso poderá ser enviado por meio do e-mail funculturaeditais@fundarpe.pe.gov.br ou pessoalmente, no Setor de Atendimento do Funcultura (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista) das 8h às 12h. A lista dos aprovados pode ser conferida aqui.

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL