Edital Governo de Pernambuco vai destinar R$ 17,5 milhões para 266 projetos culturais Produções, pesquisas e formações artísticas serão financiadas pelo Funcultura

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/11/2017 19:31 Atualizado em: 29/11/2017 21:37

No total, foram 1488 projetos inscritos no Funcultura. Foto: Priscilla Buhr/Divulgação
No total, foram 1488 projetos inscritos no Funcultura. Foto: Priscilla Buhr/Divulgação

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta quarta-feira (29), a lista dos projetos aprovados no edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) de 2016/2017. Uma quantia de R$ 17,5 milhões será investida em 266 projetos culturais, que foram aceitos para desenvolvimento nas áreas de produção, pesquisa e formação nas linguagens artísticas propostas: cultura popular, patrimônio, dança, teatro, artes plásticas, artes gráfica, fotografia, literatura, circo, artesanato, gastronomia, artes integradas, ópera, design/moda.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

No total, foram 1.488 projetos inscritos. Destes, 1309 seguiram para julgamento de mérito cultural. A avaliação foi feita por uma comissão composta por 80 especialistas que procuram atender ao conjunto linguagens artísticas e culturais do edital. No julgamento, foram considerados critérios como a qualidade técnica do projeto, valor cultural, a qualificação do produtor e da equipe que inscreveu, além dos aspectos sociais da proposta, como também sua regionalização.

Na categoria de arte popular, foram aceitos projetos como a 1ª Mostra de Quadrilhas Juninas de Pernambuco e um disco da pernambucana Dona Gloria do Coco. Em dança, um dos projetos aceitos foi o Vogue Fever: Festival Internacional de Vogue do Recife. O edital viabilizar, por exemplo, a publicação do livro Gilberto Freyre: Imaginário da casa-grande à favela, de Carlos Roberto Magalhães Numeriano. A literatura também será abordada no 1º Festival Internacional de Literatura Cartonera do Recife. No teatro, receberá incentivo o projeto Atos cênicos, atos revolucionários: O teatro de cultura popular do Recife e a revista de teatro Trema.

Confira a lista completa de projetos aceitos:



Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL