Música Festival Mimo terá oficinas de música gratuitas no Recife e em Olinda Workshops serão ministrados por músicos e pesquisadores de diversos países, como França, Inglaterra, Colômbia, Marrocos e Angola

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 06/11/2017 20:43 Atualizado em: 06/11/2017 21:12

Oficinas contarão com nomes como Didier Lockwood, trio das Cordas Africanas e Vieux Farka Touré. Foto: Jean-Baptiste Millot e Cyrille Choupas
Oficinas contarão com nomes como Didier Lockwood, trio das Cordas Africanas e Vieux Farka Touré. Foto: Jean-Baptiste Millot e Cyrille Choupas

O festival musical Mimo será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro na Cidade Alta, em Olinda. Neste mesmo período o evento promoverá sua etapa educativa, com 14 oficinas gratuitas, ministradas por músicos e pesquisadores de diversos países, como França, Inglaterra, Colômbia, Marrocos e Angola. A programação, que inclui workshops práticos e teóricos, será realizada no Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), localizado no bairro de Salgadinho, e no Conservatório Pernambucano de Música, em Santo Amaro.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Um dos destaques é O blues do deserto, história e prática, comandado pelo guitarrista Vieux Farka Touré, representante do blues em Mali. O músico irá abordar aspectos históricos do gênero e sua evolução através das gerações, além de demonstrar seus elementos rítmicos. Indo da África à Europa, a harpista francesa Laura Perrudin lecionará para instrumentistas de nível avançado no Conservatório, ensinando técnicas de improvisação e utilização de novas tecnologias.

O representante da América Latina será a banda colombiana Ondatrópica, liderada pelo maestro Mario Galeano e o produtor britânico Will Holand. Os artistas irão explorar as características da música da Colômbia, demonstrando e analisando ritmos, formas e melodias. O pernambucano Zé Manoel ofertará o workshop Como nascem as canções, unindo música e poesia. Nos dois encontros, serão analisados os processos criativos de algumas canções do artista, além de exercícios para criação coletiva de uma música.

Confira a programação completa:

17 de novembro (sexta-feira)

Centro de Educação Musical de Olinda

8h30 e 14h - 500 canções brasileiras, com Ermelinda Paz
Proposta: Apresentar diferentes abordagens do fazer musical e sua aplicação pedagógica. Atividade dirigida para professores e estudantes de licenciatura de música.

15h - Workshop caminhos criativos para improvisação, com Eduardo Neves
Proposta: O músico abordará seus processos criativos, a aplicação de técnicas de improvisação como ferramenta para a composição e a utilização de novas tecnologias. Aulas destinadas a instrumentistas e compositores de nível avançado.

Conservatório Pernambucano de Música

10h O blues do deserto, história e prática, com Vieux Farka Touré
Proposta: Abordar aspectos históricos do gênero desert blues e sua evolução através das gerações, além de demonstrar seus elementos rítmicos.

10h Tecnologia como ferramenta para a composição, com Laura Perrudin França
Proposta: A musicista irá abordar seus processos criativos, a aplicação de técnicas de improvisação como ferramenta para a composição e a utilização de novas tecnologias.  Aulas destinadas a instrumentistas e compositores de nível avançado.

15h Como nascem as canções, com Zé Manoel
Proposta: A atividade será dividida em duas etapas. Na primeira, serão analisados os processos criativos de algumas canções do compositor. Na segunda, serão propostos exercícios para a criação coletiva de uma música. Dirigido a instrumentistas, compositores, cantores, estudantes de música e literatura.

15h Sete cordas: técnica e estilo, com Rogério Caetano
Proposta: Explorar método que aborda o encontro entre a tradição e renovação dentro do universo de linguagens brasileiras como o samba e o choro. Dirigido a instrumentistas e cantores.

18 de novembro (sábado)

Centro de Educação Musical de Olinda

8h30 500 canções brasileiras, com Ermelinda Paz
Proposta: Apresentar diferentes abordagens do fazer musical e sua aplicação pedagógica. Atividade dirigida para professores e estudantes de licenciatura de música.

10h Manutenção e conservação de instrumentos de sopros, com Sávio Novaes
Proposta: Procedimentos básicos e avançados para uma manutenção e conservação de instrumentos. Dirigido a luthiers, instrumentistas de sopros e público em geral.

15h Vídeo-cenário e o processo criativo do VJ, com VJ Montano
Proposta: Apresentar processos criativos da arte do VJ, explicando o que é video-cenário, video-mapping e performance artística do VJ. Dirigo a interessados em artes visuais, videoarte, vjing e video-cenário

15h Reparo e manutenção de violões, com Ricardo Dias
Proposta: Introduzir os participantes na física do violão, sua construção, manutenção e prevenção. Dirigido a violonistas, luthiers, instrumentistas e público em geral.

Conservatório Pernambucano de Música

10h Cordas africanas: Tradição e elo entre culturas, com Rajery (Madagascar), Ballaké Sissoko (Mali) e Driss El Maloumi (Marrocos)
Proposta: Abordagem etnomusicográfica do trabalho dos três artistas e seus instrumentos de cordas. Dirigido a instrumentistas de cordas, percussionistas, etnomusicólogos e estudantes de música.

15h Improvisação para cordas, com Didier Lockwood França
Proposta: Exercícios de ritmo e técnica de arco. Dirigido a instrumentistas de cordas em qualquer nível e público em geral como ouvintes.

15h Introdução à música tropical colombiana, com Ondatrópia Colômbia
Proposta: Os integrantes da banda irão explorar as características da música da Colômbia, demonstrando e analisando ritmos, formas e melodias. 

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL