Literatura Escritor José Mário Rodrigues lança livro na Academia Pernambucana de Letras O Voo da Eterna Brevidade representa, segundo o próprio autor, o fecho de um ciclo poético

Por: Fellipe Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/11/2017 17:35 Atualizado em:

José Mário pretende se dedicar mais às crônicas. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
José Mário pretende se dedicar mais às crônicas. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

O assassinato do pai em uma emboscada, ainda na adolescência, foi o marco zero do fazer poético do escritor pernambucano José Mário Rodrigues, há 53 anos. A tragédia deixou rastros em muitos de seus textos e inspirou, inclusive, o título da antologia O voo da eterna brevidade (Cepe, 368 páginas, R$ 50). O lançamento da publicação será às 19h desta sexta-feira (10), na Academia Pernambucana de Letras (Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças), e representa, segundo o próprio autor, o fecho de um ciclo poético.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Hoje com 70 anos e uma dezena de livros publicados, José Mário - representante da chamada Geração 65 - pretende se dedicar mais às crônicas. Nos textos reunidos neste mais de meio século, fica a marca de uma escrita existencial, atenta à efemeridade da vida. Como observa o escritor Ângelo Monteiro no prefácio, a palavra "brevidade" é uma das mais frequentes no vocabulário do poeta, acompanhada de solidão, ventos e nuvens. 

À coleção de poemas, são acrescentados depoimentos de nomes como o artista plástico José Cláudio (que assina a ilustração da capa), a antropóloga e ex-presidente da Academia Pernambucana de Letras Fátima Quintas, o crítico de arte Armindo Trevisan e o poeta Joaquim Cardozo. "A poesia de José Mario Rodrigues dá a impressão de um jogo de laços topológicos; nela existe o conteúdo de formas verbais que se entrelaçam, que se adequam", escreveu Cardozo. 

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL