Diario de Pernambuco
Busca
Música Elza Soares lança clipe sobre racismo e declara: 'O Brasil é negro' Cantora escolheu o Dia Nacional da Consciência Negra para divulgar novo vídeo para A Carne

Por: Estado de Minas

Publicado em: 20/11/2017 16:45 Atualizado em: 20/11/2017 18:24

Cantora discute a discriminação racial em clipe. Foto: YouTube/Reprodução
Cantora discute a discriminação racial em clipe. Foto: YouTube/Reprodução

 Na data em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, esta segunda-feira (20), a cantora Elza Soares lançou uma nova versão para o clipe da música A carne, um dos sucessos do álbum Do cóccix até o pescoço (2002), cuja letra fala sobre a questão racial no Brasil. Junto com a nova versão do videoclipe, Elza também lança Duas mulheres. Duas vidas. Uma luta., documentário que cruza as trajetórias dela com campeã olímpica de judô Rafaela Silva. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

"Nesse dia 20 de novembro, como todos os outros dias do ano, reforço o meu grito: a carne mais barata do mercado foi a carne negra. Não é mais a carne negra. Eu sou negra. Minha mãe é negra. Minha voz é negra. O Brasil é negro", declara a cantora. O clipe, totalmente protagonizado por cantores negros, propõe uma reflexão sobre temáticas como racismo e discriminação sociocultural na sociedade contemporânea. 

"Elza Soares venceu com a força da voz. Rafaela Silva venceu com a força do esporte. As duas seguem vitoriosas na vida. Por caminhos diferentes, as trajetórias de Elza e Rafa se cruzam e também refletem histórias de milhares de pessoas quem enfrentam desafios e seguem em frente em busca dos seus sonhos", diz a sinopse do filme. Os projetos são uma produção da Conspiração Filmes em parceria com o Bradesco. A direção é do Coletivo MOOC. 

Assista aos vídeos:

 

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL