Diario de Pernambuco
Busca
Cultura Popular Bongar celebra Dia da Consciência Negra com shows e espetáculos de dança e circo Projeto Um Quilombo Cultural recebe ainda desfile de maracatu e cortejo de boi na comunidade Xambá

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/11/2017 14:15 Atualizado em: 17/11/2017 14:34

Evento será realizado no Centro Cultural Bongar, em Olinda. Foto: Joelson Souza/Divulgação
Evento será realizado no Centro Cultural Bongar, em Olinda. Foto: Joelson Souza/Divulgação

Celebrando o Dia da Consciência Negra, o Grupo Bongar promove, na próxima segunda-feira (20), o projeto Um Quilombo Cultural, na Comunidade Xambá, em Olinda. Reunindo apresentações musicais, espetáculos de teatro e circo com temáticas afro-brasileiras, cortejo do Boi Quebra Coco e desfile do Maracatu Nação Cambinda Estrela, o evento ocorre das 17h às 21h, no Centro Cultural Grupo Bongar, localizado em frente ao Terreiro Xambá.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

O Bongar traz para o público o show Samba de terreiro, no qual mostra o Coco da Jurema, um ritmo de batida forte e bem peculiar da comunidade Xambá. Além do grupo, o projeto recebe o espetáculo 1 sétimo do tempo, fruto de oficinas de dança afro realizadas no espaço cultural, que aborda a "corporificação visceral de raízes ancestrais que se movem ao imo do corpo dando vida ao mundo oculto".

As narrativas coreográficas da obra passeiam pela África Ocidental (os Iorubás: de Daomé, Ketu e Benin), do Centro e do Sul do continente (os Bantos: do Zaire, de Luanda e de outros lugares da África), além da América Latina, evocando os conflitos, paradoxos, aproximações, territórios e fronteiras através da afirmação da identidade e do empoderamento negro, assim como o enfrentamento ao racismo.

Também abordando as temáticas do racismo e do preconceito religioso, o espetáculo circense Afro, fulgor, beleza e fé, ressalta a luta e a dificuldade de aceitação do povo negro com relatos e dados reais sobre violência, preconceito e opressões. Em cena, os atores traçam um paralelo entre os sentimentos abordados e as características dos orixás Exu, Ogum, Xangô, Oxum e Oxalá, através de coreografias de afoxé e técnicas circenses (pirofagia, acrobacia e adágio).

SERVIÇO
Dia da Consciência Negra no Centro Cultural Grupo Bongar
Quando:
segunda-feira (20), às 17h
Onde: Centro Cultural Grupo Bongar (Rua Ieda, 123, São benedito, Olinda)
Quanto: 1 kg de alimento não perecível

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL