Artes visuais Artista pernambucano recria em quadros um Recife mágico e surreal Prédio da Assembleia Legislativa e a obra de Brennand inspiram criação de Davi Leonardo

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/11/2017 21:00 Atualizado em: 20/11/2017 21:18

Estreia do artista, que começou como autodidata, mostra o uso acurado da perspectiva. Foto: Thalyta Tavares/DP
Estreia do artista, que começou como autodidata, mostra o uso acurado da perspectiva. Foto: Thalyta Tavares/DP


A criação de quadros com apuro técnico e temas oníricos se tornaram a seara na qual o pintor e tatuador Davi Leonardo, de 28 anos, mais quer investir. Este também é o viés da sua primeira exposição, cuja abertura está agendada para a quinta-feira (23) na Villa Ritinha, casarão centenário da Boa Vista restaurado pelo alemão Klaus Meyer. O corredor principal e a sala interna do espaço vão estar forrados com suas criações. "É importante que ele faça sua mostra aqui. Já damos espaço a músicos e queremos movimentar a Villa Ritinha também com exposições. O trabalho dele é muito bom", aposta o dono do espaço cultural. A mostra estará em cartaz até 10 de dezembro.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre


Seu exercício profissional como tatuador foi o início da descoberta da pintura, mas a opção pela arte tem reflexo em sua herança familiar. "A arte em mim foi despertada desde criança. Meu bisavô era mestre em escultura em Penedo, Alagoas, e meu avô, Antônio Vieira, era militante, poeta, escritor, artista visual". Seu primeiro quadro foi pintado em 2012 e marcou o início de sua aposta na pintura. Para se aprofundar neste suporte, abandonou o curso de Arquitetura que fez por três anos.

Davi também é tatuador. Foto: Thalyta Tavares/Divulgação
Davi também é tatuador. Foto: Thalyta Tavares/Divulgação


Inicialmente autodidata, Davi domina o uso da perspectiva e cria personagens mergulhados em situações surreais. Um exemplo disso é a série Recife mágico - o caminho de Nambuco. O projeto está em andamento, mas, ainda assim, Davi vai expor suas criações até agora. Pontos conhecidos do Recife, como o prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco e a Coluna de Cristal, de Francisco Brennand, estão entre as construções retratadas pelo conjunto de obras. "Meu projeto do Recife Mágico brotou do encanto pela arquitetura clássica e veio por meio do silêncio, da prática da meditação, de uma mente tranquila. Nosso imaginário pode criar deuses, mundos. Nabuco é um personagem que está à procura de iluminação".

Artista abandonou o curso de arquitetura. Foto: Thalyta Tavares/Divulgação
Artista abandonou o curso de arquitetura. Foto: Thalyta Tavares/Divulgação


Ainda que a série Recife Mágico tenha destaque, também serão expostas obras relacionadas a outros temas, com técnicas variando entre óleo, acrílica, aquarela e nanquim. "Faço uma arte visionária e mais transcendental. Tive influência da artista plástica, crítica de arte e poetisa Ladjane Bandeira no meu processo criativo, especialmente no uso das cores. Atualmente, também me inspiro no legado indígena. É um mundo de grande criatividade e inspiração e tento trazer isso para o meu trabalho".

SERVIÇO
Davi Leonardo na Villa Ritinha
Abertura: Quinta (23), às 19h
Onde: Rua da Soledade, 35, Boa Vista
Visitação: Terça a sábado, das 13 às 21h, até 10 de dezembro
Entrada gratuita
Informações: 99830-4728

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL