Diario de Pernambuco
Busca
TV Apocalipse se inspira em filmes e séries e causa impacto na estreia Nova atração da Record repercutiu nas redes sociais por ter aspectos similares com obras como CSI, Lost, Harry Potter e O Impossível

Por: Emannuel Bento - Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/11/2017 22:50 Atualizado em: 22/11/2017 07:15

Abertura da novela mostra cenários famosos sendo destruídos pelo "apocalipse", incluindo o Congresso Nacional. Foto: Record/Reprodução
Abertura da novela mostra cenários famosos sendo destruídos pelo "apocalipse", incluindo o Congresso Nacional. Foto: Record/Reprodução

A Record segue apostando em temáticas religiosas em sua nova novela, intitulada Apocalipse - título do último livro da Bíblia. A produção estreou nesta terça-feira (21), às 20h30 (no horário de Brasília). Ambientada na idade contemporânea, diferentemente de folhetins recentes como Os dez mandamentos ou O rico e o Lázaro, a atração contou com efeitos especiais cinematográficos, catástrofes, mistérios, crimes bizarros e perseguições policiais. A fase inicial da produção foi ambientada em Israel, Estados Unidos e Brasil. Durante a exibição, a novela tornou-se o assunto mais comentado pelos usuários do Twitter no país.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

O primeiro capítulo foi referente à primeira fase da atração, chamada de Do paraíso ao inferno, que se passa no fim da década de 1980 - a segunda será Sinais dos tempos  (1996/2001) e, a terceira, Enigmas e o fim do mundo (ambientada nos dias atuais). No episódio de estreia, a família Gudman aproveita as férias em um luxuoso resort da Ásia. A produção soube usar as paisagens paradisíacas do local, com filmagens até mesmo dentro do mar.

A diversão familiar torna-se uma grande tragédia depois que um tsunami provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Fhelipe Gomes). Para reproduzir a catástrofe - com cenas nitidamente inspiradas no do filme norte-americano O impossível (2012) -, a novela contou com bons efeitos especiais, considerando que se trata de uma novela nacional. Os falecidos são sepultados em Jerusalém, local em que se desenvolverá boa parte do capítulo. Lá, Alan e Uri são confortados pelos tios Oziel e Marta e o primo Saulo, além de conhecerem a família judaica Koheg: Gideon, Tamar e as filhas Hanna e Débora (Manuela do Monte). Esta última ganha maior notoriedade no roteiro ao ir estudar em Nova York.

Na metrópole estadunidense, entra em cena um dos elementos que evocam mistério na trama; uma fumaça preta (vista apenas pelo telespectador) que persegue personagens e chega a provocar o encontro de Débora e Adriano Montana (Felipe Cunha), um charmoso estudante de economia. No Twitter, muitos usuários compararam a fumaça com efeitos utilizados na série Lost e nos filmes da saga Harry Potter.

A cidade escolhida para representar o Brasil foi o Rio de Janeiro. O núcleo brasileiro é responsável pela maior parte do suspense e da ação. Nos cenários cariocas, a novela ganha um tom do seriado de sucesso CSI ao acompanha os policiais Guido Fontes (Cleiton Morais) e Luis Sardes (Marcelo Argenta), que investigam a identidade de um serial killer. Para dar um tom "demoníaco", uma das cenas do assassino procurado é um ritual satânico, com velas acesas e bonecas espalhadas no recinto. Os corpos encontrados possuem marcas bastante específicas. O auge do aspecto policialesco foi uma cena de perseguição, em que os policias empunham armas e dirigem carros para tentar prender o malfeitor diabólico (um sujeito encapuzado).

As trocas de ambientações internacionais são um dos pontos que trazem um ar de superprodução que a Record tanto almeja para a novela. A fotografia também tenta dar um trunfo para a atração, sendo mais próximas da utilizada por filmes (assim como a Globo vem fazendo em seus folhetins há alguns anos). Uma das falhas técnicas é o figurino; a novela se passa nos anos 1980, mas não é possível encontrar roupas e penteados adequados para a época. A novela também deixa a desejar nas atuações, que são previsíveis. Os diálogos também não impressionam. Apesar desses pontos, o roteiro soube como engatar a história e estimular o telespectador a continuar assistindo a trama.

Apocalipse conta com a direção geral de Edson Spinello, direção de conteúdo de Cristiane Cardoso teledramaturgia comandada por Anderson Souza. O folhetim conta com um time de roteiristas: Alexandre Teixeira, Emílio Boechat, João Gabriel Carneiro, Marcos Lazarini e Maria Claudia Oliveira.

Confira as publicações:

Berrando que a novela tem dementador do Harry Potter. #Apocalipse pic.twitter.com/OGyulzFpU7

— BCharts (@bchartsnet) 21 de novembro de 2017

Seria nosso sonho? #Apocalipse pic.twitter.com/PKGGc3oFH0

— BrenoFranco%uD83D%uDC0D (@tuitaqueeuleio) 21 de novembro de 2017

Gente, é serio que essa novela é da Record? Tá tão bem produzida que nem parece. #APocalipse

— Realitys (@TimeRealitys) 21 de novembro de 2017

A Globo sabia que a Record ia copiar O Impossível e passou domingo #Apocalipse pic.twitter.com/2Apkuc2pai

— limms (@kevinlimms) 21 de novembro de 2017

Tô chocado com o primeiro capítulo da novela que parece uma série eu tô amando #apocalipse pic.twitter.com/cOO1h8Eduu

— Rômulo martins (@Romulom14081) 21 de novembro de 2017

"A menina israelense vai pra Nova York, onde engravidará e dará luz ao SATANÁS"

Menina Israelense / Satanás#Apocalipse pic.twitter.com/olr6usOxOC

— The Last Jedi Virgem (@_senhoralvs) 21 de novembro de 2017

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL