Protesto Profissionais de museus assinam carta de repúdio aos protestos no MAM O diretor executivo do Instituto Inhotim foi um dos nomes que assinaram o documento, que é contra 'toda e qualquer tentativa de proibir as legítimas atividades artísticas'

Por: Estado de Minas

Publicado em: 02/10/2017 22:49 Atualizado em:

O manifesto acontece após manifestações contra a performance do bailarino e coreógrafo Wagner Schwartz na 35ª edição do Panorama da Arte Brasileira. Foto: Twitter/Reprodução
O manifesto acontece após manifestações contra a performance do bailarino e coreógrafo Wagner Schwartz na 35ª edição do Panorama da Arte Brasileira. Foto: Twitter/Reprodução

Um grupo de diretores, curadores e profissionais relacionados aos museus assinaram, nesta segunda-feira (2), uma carta em repúdio aos protestos que pedem o cancelamento de mostras e performances realizadas em instituições museais do pais. O diretor executivo do Instituto Inhotim, Antonio Grassi, foi um dos nomes que assinaram o documento que se diz contra "toda e qualquer tentativa de cercear, constranger, desqualificar ou proibir as legítimas atividades artísticas que se desenvolvem no Brasil". 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

O manifesto acontece após manifestações contra a performance do bailarino e coreógrafo Wagner Schwartz na 35ª edição do Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Na apresentação, o artista manipula um “bicho” de plástico (originalmente uma peça articulável de metal), colocando-se à disposição do público para ser igualmente articulado. As críticas, que se multiplicaram em publicações nas redes sociais, acusam o museu de ''incentivo à pedofilia''.

Confira o documento na íntegra:

"Carta pública de diretores, curadores e profissionais dos museus e das instituições culturais brasileiras.

Curadores e diretores de museus e instituições culturais brasileiras, em consonância com os princípios constitucionais de direito à diversidade, à liberdade de expressão e à prática democrática da cidadania, vêm em conjunto manifestar o mais absoluto repúdio pelas ações orquestradas contra espaços institucionais de arte, assim como a toda e qualquer tentativa de cercear, constranger, desqualificar ou proibir as legítimas atividades artísticas que se desenvolvem no Brasil, construídas responsavelmente pelas instituições culturais.

São notoriamente falsas as alegações de incitação à pedofilia e de apologia ao sexo nas obras ou nas exposições que têm sido objeto dessas ações.

Porque lidam com o universo do simbólico, do imaginário e do discurso, as práticas artísticas e culturais são fundamentais para o presente e para o futuro de sociedades calcadas na diversidade, no respeito e na educação. Limitar e impedir artistas, curadores e instituições é uma clara política de retrocesso face ao processo histórico que implantou um estado democrático de direito no Brasil.

Como bem definiu Mário Pedrosa, a arte "é o exercício experimental da liberdade" e é dentro de sua prática que resistiremos a esse trágico e obscuro momento no que se refere ao respeito mútuo e à garantia da liberdade de expressão."

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL