Diario de Pernambuco
Busca
Entrevista Drag queens pernambucanas realizam sonho de ser paquitas de Xuxa em show no estado Artistas vão apresentar número especial durante a passagem do Xuchá por Pernambuco

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/10/2017 12:50 Atualizado em: 07/10/2017 12:54

Chica Chiketh, Vagiene Coqueluxe, Joelma Fox, Elvira Terremoto, Mara Rouge, Xuxa Lumiar, Bruna Meneghel e Magally Mel recriam as paquitas de Xuxa. Foto: Divulgação
Chica Chiketh, Vagiene Coqueluxe, Joelma Fox, Elvira Terremoto, Mara Rouge, Xuxa Lumiar, Bruna Meneghel e Magally Mel recriam as paquitas de Xuxa. Foto: Divulgação

[FOT02]Sem maquiagem e figurino eles exercem as mais diversas funções: publicitário, chef de cozinha, guia turístico, maquiador, ator, gerente comercial, entre outras. Mas de repente, a transformação acontece. O grupo de artistas pernambucanos tem em um ponto em comum, escolheram atuar como drag queens e se montam para encarnar um personagem e transmitir alegria com diferentes nuances artísticas e ganhar o pão de cada dia. "Hoje temos drags apresentando programas, em teatros, fazendo stand-up comedy, shows, novelas e em canais de YouTube. A arte está chegando nas casas das famílias brasileiras", aponta a drag Joelma Fox. Caracterizadas, elas são Chica Chiketh, Vagiene Coqueluxe, Joelma Fox, Elvira Terremoto, Mara Rouge, Xuxa Lumiar, Bruna Meneghel e a paraibana Magally Mel, radicada no Recife. O grupo vai se transformar em Paquidrags e apresentar um número especial durante a passagem do Xuchá por Pernambuco - a turnê de Xuxa Meneghel e da festa Chá da Alice, neste sábado (7), no Classic Hall. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Formando a palavra PAQUITAS, elas comemoram a oportunidade, o reconhecimento e vislumbram maiores conquistas profissionais no mercado. A classe ganhou recente visibilidade a partir do sucesso da cantora e drag queen Pabllo Vittar, seguida por Glória Groove e Aretuza Lovi e nomes internacionais, como a drag RuPaul, que mostra os desafios das drags em reality show nos Estados Unidos. "Ser drag é um ser um palhaço de luxo, temos que nos valorizar. Na festa, somos a cereja do bolo e muitas vezes salvamos a diversão", aponta Elvira Terremoto.  Para o XuChá, elas montaram um número com o aval da produção nacional do evento. Em cada cidade que passar, a turnê vai dar espaço para drags locais. As Paquidrags pernambucanas apresentam duas canções: Fada madrinha (É tão bom) e Sonho de verão, com figurino inspirado na roupa clássica das paquitas. As vestimentas foram assinadas pela costureira Severina Ramos e customizadas com 8 mil botões. "Será o ponto alto da nossa carreira. Nós vivemos disso e investimos muito nessa arte. Será um grande marco para todas", celebra Magally Mel. "Vamos representar oito meninas que sonharam, acreditaram e lutaram para para viver esse sonho", acrescenta Bruna Meneghel. Ingressos: de R$ 80 a R$ 280 à venda nas lojas Chilli Beans, bilheteria do Classic Hall e online na Bilheteria Digital. Informações: 4003-6136.

+perfil drags pernambucanas

Bruna Meneghel - Pituxita 
por Clitemberg Aleixo da Silva 
Cidade: Recife
Profissão: Guia turístico e ator
Carreira: Iniciou no programa Porto Brasil Show (1999) com Carlos Fogaça. Trabalhou na rádio e Record TV em Portugal e no programa de João Kléber, com um quadro na TV. Voltou para o Brasil e atua como drag queen em eventos corporativos e festas para todas as idades. "É notório que as transformações ajudaram no reconhecimento do nosso trabalho, é gratificante poder levar a nossa arte para todas as idades. Algo mudou, mas acredito que ainda temos muito o que  conquistar. Sonho com um país de igualdade para todos". 

Drag Chica - Xiquita
por Allano Lima, 33
Cidade: Paulista
Profissão: publicitário e ator 
Carreira: Há 15 anos criou a drag Chica Chiketh, conhecida por sua gargalhada contagiante. Começou no grupo Terapia do Riso e depois como animador de festas infantis. Faz trabalhos de divulgação, panfletagem e eventos. É uma das fundadoras do canal Drags Parodiando, desde 2013, com vídeos de repercussão nacional. Recentemente, participou da primeira temporada do Só pra parodiar no Multishow. "Quando comecei há 15 anos não tinha uma inspiração como as de hoje. Vivemos emoções diferentes e sentimos o carinho que dinheiro nenhum paga". 

Mara Rouge - Miuxa
Por Saulo Máximo, 29
Cidade: Cabo de Santo Agostinho
Profissão: chef de cozinha
Carreira: Animadora de festas e eventos em geral. Começou no teatro aos 12 anos e interpretou personagens femininos em comédias. A drag surgiu na peça As  loucas em: Tudo pela fama! só com drags profissionais e foi onde a Mara Rouge tomou corpo. "É divertido e ao mesmo tempo gratificante arrancar sorrisos das pessoas. O XuChá é a realização de um sonho. Vamos representar meninos que na época nem pudiam sonhar com ser uma paquita". 

Joelma Fox - Xiquitita
por Bruno Meirellys, 37
Cidade: Recife
Profissão: marketing e publicidade e cursa Rádio e TV
Carreira: Drag caricata de luxo há 16 anos, foi batizada Joelma em homenagem a cantora da banda Calypso e Fox batismo da mãe drag Samantha Fox. Participava de quadrilhas juninas quando foi convidado para iniciar no teatro. Atua em boates e saunas de todo o Brasil. "Tínhamos a esperança de que esse sonho se tornasse realidade. Vamos ver a rainha e dividir o palco, gritar e pular. A expectativa está há mil".

Elvira Terremoto - Catuxa
por Jefferson Nascimento, 38 anos 
Cidade: Recife
Profissão: ator e produtor de eventos
Carreira: Apresentadora de eventos no universo LGBT e corporativo, além de fazer cover de Marília Mendonça. Atua no teatro há 24 anos e há dez improvisou como drag para um espetáculo e nunca mais parou. "O ator pernambucano tem que escrever, produzir, maquiar, costurar, fazer de tudo. Falta políticas públicas para o movimento, mas continuamos a fazer nossa arte com a cara e a coragem". 

Magally Mel - Catuxita
por Billy William
Cidade: João Pessoa (PB)
Profissão: ator
Carreira: Magally é uma drag magra, modelo-manequim, dançarina e loira, tipo uma dançarina do Aviões do Forró (ela acredita!). Descobriu o personagem em cursos de teatro e investe no trabalho há 15 anos. "Amo o que faço e me dedico para evoluir, seja no teatro, eventos, shows e boates. Magally é meu meio de sobrevivência. Infelizmente a arte drag não é tão valorizada como deveria". 

Vagiene Cokeluche - Pituxa
por Junior Barros, 48 anos
Cidade: Recife
Profissão: gerente comercial, logística e marketing 
Carreira: Uma das pioneiras do movimento drag, Junior interpreta o personagem há 24 anos. Iniciou no teatro pernambucano junto com a Trupe do Barulho, inspirado pelo comediante Luis Lima. "A desvantagem é ser vítima do preconceito por uma minoria que ainda nos julga pela maquiagem e figurinos sem nos conhecer".

Xuxa Lumiar - Paquitita
por Carlos Henrique da Silva, 42 anos
Cidade: Recife
Profissão: maquiador e animador de eventos
Carreira: Desde 2005 começou a trabalhar com o público em eventos e festivais como ator. Faz parte do grupo de quadrilha junina Lumiar, onde criou o personagem drag queen. "Não é fácil. Mas se torna prazeroso ao extremo desenvolver o nosso melhor papel".

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL