Luto Morre o poeta Marcus Aciolly, aos 74 anos Informação foi divulgada pelo escritor Leonardo Dantas Silva, amigo dele há mais de 50 anos

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/10/2017 16:03 Atualizado em: 22/10/2017 10:29

O corpo será velado neste domingo (22), às 11h, na Prefeitura de Aliança, município onde o escritor nasceu. Foto: Escritas.or/Reprodução
O corpo será velado neste domingo (22), às 11h, na Prefeitura de Aliança, município onde o escritor nasceu. Foto: Escritas.or/Reprodução

O poeta pernambucano Marcus Aciolly morreu neste sábado (21), no Recife, aos 74 anos, informou o escritor Leonardo Dantas Silva, amigo dele há mais de 50 anos. Os dois foram colegas no curso de Direito na Unicap (1965-1969) e atuaram juntos no Conselho de Cultura e no Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Ele estava em Itamaracá e a morte teria sido de causas naturais, segundo as primeiras informações.

O corpo será velado neste domingo (22), às 11h, na Prefeitura de Aliança, e o município onde ele nasceu. Aos que estão no Recife e desejam participar da cerimônia, um ônibus sairá no domingo da sede da Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596 - Graças), por volta das 8h. Aliança fica a cerca de 80km do Recife.

Integrante da Academia Pernambucana de Letras, Aciolly publicou 14 livros, entre os quais Nordestinados – poemas-canção,  Xilografia e Sísifo. Nasceu no município de Aliança (PE), em 21 de janeiro de 1943. Participou da chamada Geração 65, grupo literário de Pernambuco, e do Movimento Armorial. Deixou 10 livros inéditos.

No governo Itamar Franco, ocupou o cargo de secretário executivo do Ministério da Cultura, na gestão de Antonio Houaiss (1992-1993). Seus primeiros poemas foram publicados no suplemento literário do Diario de Pernambuco, quando este era dirigido pelo também poeta César Leal. Escreveu seu primeiro livro — que nunca publicou — aos 18 anos.

Mais tarde, venceu diversos prêmios literários, como o Olavo Bilac (da Academia Brasileira de Letras), o Mário de Andrade, e os da Associação Paulista de Críticos de Arte, União Brasileira de Escritores e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. As principais temáticas de sua obra eram o Nordeste e a América Latina. "Tudo o que eu consegui na vida foi pela poesia", costumava dizer.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL