Polêmica Marina Ruy Barbosa pede desculpas por campanha acusada de racismo 'Estou bem triste por tudo isso', lamentou atriz sobre campanha de papel higiênico preto

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/10/2017 18:44 Atualizado em:

Nas fotos da propaganda, Marina Ruy Barbosa aparece enrolada no papel higiênico preto. Foto: Santher/Divulgação
Nas fotos da propaganda, Marina Ruy Barbosa aparece enrolada no papel higiênico preto. Foto: Santher/Divulgação

A Personal, marca de papel higiênico da Santher, lançou nesta semana o "primeiro papel higiênico preto do Brasil", intitulado Personal Vip Black. A publicidade do produto, que teve Marina Ruy Barbosa como garota propaganda, logo causou polêmica por utilizar o slogan Black is beautiful (Preto é bonito, em tradução literal), frase utilizada pelo movimento negro norte-americano nos anos 1960. Depois que a atriz e a empresa foram acusadas de racismo por internautas, Ruy Barbosa se pronunciou publicamente sobre o caso, pedindo desculpas: "Eu lamento muito, de verdade, e peço desculpas às pessoas que se sentiram afetadas".

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Na nota publicada em sua conta do Instagram, a global ainda diz que a camapanha não teve nenhuma intenção de ofender ou desrespeitar a comunidade negra. "Lamento profundamente que algumas pessoas tenham interpretado o trabalho publicitário da Santher de forma diferente do que foi idealizado. Tenho certeza de que essa nunca tenha sido a intenção da marca e das pessoas que criaram esta ação", escreveu.

A Santher, fábrica de papel que possui 79 anos no mercado, também elaborou um comunicado ao público, disponível no site da empresa. A marca afirmou que o slogan já foi retirado da campanha e que "jamais teve qualquer intenção de provocar uma discussão de cunho racial". A nota também diz que, na verdade, a frase foi idealizada para enfatizar "a beleza e sofisticação da cor preta". 

Confira a nota de Marina Ruy Barbosa na íntegra:

Quando me convidaram e apresentaram a mensagem criativa da campanha para o produto Personal Vip Black, produto já existente no exterior e trazida pela Santher para o Brasil, fiquei animada em fazer uma campanha diferente e que seria uma novidade no nosso país.
 
Lamento profundamente que algumas pessoas tenham interpretado o trabalho publicitário da Santher de forma diferente do que foi idealizado. Tenho certeza de que essa nunca tenha sido a intenção da marca e das pessoas que criaram esta ação, a de seguir por este caminho polêmico ou desrespeitar qualquer tipo de pessoa. 

Independente de tudo isso, eu lamento muito, de verdade, e peço desculpas às pessoas que se sentiram afetadas. Estou bem triste por tudo isso e espero que entendam que jamais foi feito com a intenção de ofender! 

Com amor, Marina.

Confira o comunicado da Santher:

Diante da repercussão do slogan utilizado no lançamento de seu mais novo produtor Personal Vip Black, a Santher - Fábrica de Papel Santa Theretinha S/A. empresa nacional e no mercado há 79 anos, vem a público esclarecer que jamais teve qualquer intenção de provocar uma discussão de cunho racial.

Com efeito, buscou-se enfatizar a beleza e sofisticação da cor preta, considera ícone de estilo, luxo e refinamento.

Desta forma, a Compainha vem a público informar que o slogan já foi retirado da campanha, além de apresentar suas desculpas por eventual associação equivocada da frase adotada ao movimento negro, que tanto respeitamos e admiramos.

A Diretoria

Confira a publicação de Marina Ruy Barbosa:

Um lançamento que eu adorei fazer parte! O primeiro papel higiênico preto do país! #PersonalVipBlack %uD83D%uDDA4 @familiapersonal Foto: @bobwolfenson ______ Quando me convidaram e apresentaram a mensagem criativa da campanha para o produto Personal Vip Black, produto já existente no exterior e trazida pela Santher para o Brasil, fiquei animada em fazer uma campanha diferente e que seria uma novidade no nosso país. Lamento profundamente que algumas pessoas tenham interpretado o trabalho publicitário da Santher de forma diferente do que foi idealizado. Tenho certeza de que essa nunca tenha sido a intenção da marca e das pessoas que criaram esta ação, a de seguir por este caminho polêmico ou desrespeitar qualquer tipo de pessoa. Independente de tudo isso, eu lamento muito, de verdade, e peço desculpas às pessoas que se sentiram afetadas. Estou bem triste por tudo isso e espero que entendam que jamais foi feito com a intenção de ofender! Com amor, Marina.

Uma publicação compartilhada por Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa) em




Acompanhe o Viver no Facebook:
 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL