Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Festival Janela realizará pela primeira vez mostra de cineastas negros Recorte traz para o Recife 16 obras de realizadores afro-americanos

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/10/2017 16:10 Atualizado em: 18/10/2017 18:08

Filhas do Pó, de Julie Dash, foi o primeiro filme de uma diretora negra a entrar no circuito comercial nos EUA. Foto: Janela Internacional/Divulgação
Filhas do Pó, de Julie Dash, foi o primeiro filme de uma diretora negra a entrar no circuito comercial nos EUA. Foto: Janela Internacional/Divulgação

Programada para ocorrer entre os dias 3 e 12 de novembro, a 10ª edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife anunciou em sua grade a inclusão, pela primeira vez, de um recorte dedicado a realizadores afro-americanos. Reunindo 16 obras, entre curtas e longas-metragens, a coleção é produzida pela L.A. Rebellion, grupo de cineastas negros egressos da Escola de Cinema da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, nos anos 1970 e 1980, com curadoria de Luís Fernando Moura e do convidado Victor Guimarães.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Entre os realizadores presentes na seleção está Julie Dash, primeira diretora negra a ter um filme em circuito comercial nos EUA, Filhas do pó (Daughters of the dust), em 1993. Além do longa, restaurado em DCP, Dash tem também um curta-metragem e um média-metragem na programação, das décadas de 1970 e 1980, respectivamente.

Outro dos destaques é o diretor Charles Burnett com dois curtas-metragens e dois longas-metragens exibidos, entre eles o clássico O matador de ovelhas (Killer of sheep), de 1978. Obras como Assim na terra como no céu, do cineasta e professor da San Francisco State University Larry Clark, e Bush mama, do etíope Haile Gerima, serão projetadas em cópias 16mm provenientes do arquivo de preservação da UCLA.

Confira a lista de filmes da mostra paralela L.A. Rebellion: Um novo cinema negro:


Longas
As above, so below / Assim na terra como no céu (Larry Clark, 1973, 52', 16mm)
Ashes and embers / Cinzas e brasas (Haile Gerima, 1982, 129', DCP)
Bush mama (Haile Gerima, 1979, 97', 16mm)
Daughters of the dust / Filhas do pó (Julie Dash, 1993, 113', DCP)
Killer of sheep / O matador de ovelhas (Charles Burnett, 1978, 83', DCP)
My brother's wedding / O casamento do meu irmão (Charles Burnett, 115', 1983, DCP)
Passing through / Dando um rolê (Larry Clark, 1977, 105', DCP)

Curtas
Child of resistance / Filha da resistência (Haile Gerima, 1972, 36', 16mm)
Cycles / Ciclos (Zeinabu Irene Davis, 1989, 17', Digibeta)
Diary of an african nun / Diário de uma freira africana (Julie Dash, 1977, 15', Digibeta)
Illusions / Ilusões (Julie Dash, 1982, 36', DCP)
Medea / Medeia (Ben Caldwell, 1974, 7', Digibeta)
Rain / Chuva (Melvonna Ballenger, 1978, 15', Digibeta)
Several friends / Um bocado de amigos (Charles Burnett, 1969, 22', DCP)
The horse / O cavalo (Charles Burnett, 1973, 14', DCP)
Ujamii uhuru schule / Community freedom school / Escola da liberdade da comunidade (Don Amis, 1974, 9', Digibeta)

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL