Televisão Festival de dança oferece espetáculos a preços populares e oficinas gratuitas É a 22ª edição do evento, que ocupará diferentes espaços da capital pernambucana

Por: Emília Prado

Publicado em: 20/10/2017 13:30 Atualizado em: 20/10/2017 12:34

Diadema Cia de Dança apresentará Força Fluida no palco do Teatro de Santa Isabel. Foto: Silvia Machado/Divulgação
Diadema Cia de Dança apresentará Força Fluida no palco do Teatro de Santa Isabel. Foto: Silvia Machado/Divulgação

Para mostrar a dança pernambucana ao Brasil e as danças de outros lugares do país a Pernambuco, o Festival de Dança do Recife promove espetáculos dos mais variados ritmos e culturas. A partir deste sábado (21) até o dia 29, a 22ª edição do evento será realizada em vários teatros da cidade. A solenidade de abertura já vai mostrar que o leque de atrações é diverso. Entre os artistas locais, passistas de frevo (Cia do Frevo) e a bailarina clássica Simone Monteiro serão os primeiros a subir ao palco. Simone, que trabalha com dança no Recife há 30 anos, conta que eventos como este são uma oportunidade única, tanto para o público quanto para os profissionais de dança: “A dança no Recife é difícil, somos poucos. É importante que estejamos presentes em festivais de fora e mais ainda nos locais, para mostrar que estamos aqui, que podemos criar o nosso espaço”.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Diadema Cia de Dança (SP), São Paulo Cia de Dança (SP), Cia Giro (GO), Curitiba Cia de Dança (PR), Cia Mário Nascimento (MG) e Igor Kisrcka (MG) ajudarão a compor a brasilidade do Festival. A novidade deste ano é que, além dos teatros, as coreografias invadirão outros pontos da cidade. O Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e o Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) entraram no roteiro. Simone, que já realizou apresentações nas unidades, comemora a mudança: “Além de aumentar a visibilidade para nós, pode transformar o futuro de muita gente. Conheci crianças que têm o talento e o sonho de dançar profissionalmente, mas sabem que não é algo tão acessível. A mudança que queremos tem a ver também com a educação. Precisamos ampliar as oportunidades para quem não tem condições”, reflete a bailarina. Os preços de entrada para os espetáculos também são acessíveis. R$ 10 e R$ 5 (meia), à venda nas bilheterias dos teatros. Informações: 3224-3257.

Além de apreciar as apresentações, o público também poderá aprender novos passos nas oficinas gratuitas oferecidas até o dia 27. Dança do ventre, dança afro, frevo, dança de salão, contemporânea e teatro musical serão ensinados para pessoas de todas as idades e com diferentes níveis de conhecimento da dança. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no Pátio de São Pedro, Casa 10 (térreo, Bairro de São José) ou pelo e-mail servicosdedancafccr@gmail.com. Na mensagem, é preciso informar o nome da oficina e anexar um breve currículo.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (21)
Abertura - No Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio), às 20h. Apresentações solo. Força fluida, da Diadema Companhia de Dança (SP).

DOMINGO (22)
Território nu, da Cia Mário Nascimento (BH), às 20h, no Teatro de Santa Isabel.
Eu por detrás de mim, da Diadema Cia de Dança (SP), às 19h, no Teatro Barreto Júnior (Rua Estudante Jeremias Bastos, Pina).

SEGUNDA-FEIRA (23)
Para sempre teu, da Cia Qualquer Um de 2 (Petrolina), às 19hs, no Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Cais do Apolo).
Homem invisível, da Cia Mário Nascimento (BH), às 20h, no Teatro Barreto Júnior.

TERÇA-FEIRA (24)
Garrafa enforcada, da Cia Mário Nascimento (BH), às 20h, no Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Cais do Apolo).
Caio, da Cia Qualquer Um de 2 (Petrolina), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo). Sr Will, da Cia Giro 8 (Goiás), às 21h, no Teatro Barreto Júnior.

QUARTA-FEIRA (25)
Bumba meu boi, do Grupo Matulão (PE), às 19h, no Teatro Barreto Júnior.

QUINTA-FEIRA (26)
ZOE, do Grupo Cultural ZOE (PE), às 21h, no Apolo.
 
SEXTA-FEIRA (27)
Na mancha ninguém pega, do Encena Arte e Cidadania (PE), às 10h, no Compaz Escritor Ariano Suassuna (Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, s/n, Cordeiro). Confira a programação completa no site bit.ly/2qTW5ua.

Oficinas

Dança do Ventre, com Igor Kishka
Segunda a quarta-feira, das 14h às 16h. Escola de Frevo do Recife (Rua Castro Alves, 434, Encruzilhada). A partir de 14 anos. 40 vagas.

Teatro Musical com Jarbas Homem de Melo
Segunda a quarta-feira, das 13h às 17h. Teatro Luiz Mendonça (Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem). A partir de 16 anos. 40 vagas.

Dança Contemporânea com Mario Nascimento
Segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Paço do Frevo (Rua da Guia, s/n, Praça do Arsenal). A partir de 18 anos. 30 vagas.

Frevo com José Valdomiro
Segunda a sexta-feira, das 14h às 16h. Teatro Hermilo Borba Filho (Rua do Apolo, s/n, Cais do Apolo). A partir de 10 anos. 30 vagas.

Dança Afro com Tiago Ferreira
Segunda a sexta-feira, das 16h às 18h. Paço do Frevo (Rua da Guia, s/n, Praça do Arsenal). A partir de 12 anos. 40 vagas.

Dança de Salão com Jaime Arôxa
Terça a quinta-feira, das 15h às 17h. Teatro Luiz Mendonça (Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem). A partir de 18 anos. 50 vagas.

Acompanhe o Viver no Facebook: 




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL