Televisão Celebridade mostra disposição da Globo de cortar e reexibir novelas adultas Novela de Gilberto Braga substituirá Senhora do Destino no Vale a Pena Ver de Novo

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/10/2017 19:30 Atualizado em: 31/10/2017 09:40

Claudia Abreu e Malu Mader protagonizaram rivalidade em Celebridade. Foto: Globo/Divulgação
Claudia Abreu e Malu Mader protagonizaram rivalidade em Celebridade. Foto: Globo/Divulgação

 Celebridade estava na lista de novelas "proibidas" para a faixa do Vale a pena ver de novo. Embora tenha alcançado sucesso expressivo em 2003, com média de 46 pontos de audiência - com recorde de 58 pontos -, a razão para o "veto" era a inadequação narrativa do horário vespertino, já que a trama de Gilberto Braga contém cenas de sexo e violência. Após 14 anos, o folhetim voltará à grade da Globo como substituta de Senhora do destino (2004) no fim de novembro. A escolha da sucessora sinaliza mudança de padrão da emissora, que não costuma incluir, entre as reprises, folhetins com conteúdo mais adulto - as tramas das faixas das 21h costumam ser as "vítimas".

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Uma das questões em análise para a reprise de Celebridade é a classificação indicativa. No horário nobre, a novela era imprópria a menores de 14 anos, por decisão do Ministério da Justiça. Advertida pelo mesmo órgão recentemente, a reprise de Senhora do destino encontrou problemas e precisou sofrer ajustes para a exibição no horário. O mesmo deve ocorrer com a novela que acompanha a rivalidade entre Maria Clara (Malu Mader) e Laura (Cláudia Abreu), além de abordar assuntos como jornalismo de celebridades e alpinismo social. Uma das cenas mais esperadas, inclusive, é a briga entre as duas personagens - Clara (a mocinha) dá uma surra na vilã. Contudo, diante da classificação indicativa, o duelo pode ser um dos cortados. Passione (2010) e Paraíso tropical (2007) também estão "vetadas".

Assim como Celebridade, cujo fio condutor era vingança - além de ambição -, Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro, possui torcida extensa para ser reexibida. A "Revenge" brasileira cativou a audiência ao narrar a história de vingança entre Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves), mas também apresenta elementos inadequados à faixa vespertina. Em 2015, devido ao apelo dos telespectadores, a emissora reprisou trechos no programa Vídeo show em formato de edição especial. Não chegou a ser uma reprise realmente, mas deu para matar a saudade do público.

O primeiro capítulo de Celebridade foi ao ar em 13 de outubro de 2003. Com a reprise, a trama assinada por Gilberto Braga igualará o mesmo período de demora para a reapresentação de Roque Santeiro (1985), de Dias Gomes. O folhetim só foi reexibido em 2000. Com 209 capítulos no total, a novela estrelada por Lima Duarte e Regina Duarte também sofreu cortes até chegar aos 145 episódios reapresentados - o padrão do Vale a pena ver de novo é que as novelas tenham 150 capítulos.

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL