Exposição Artista plástico autista retrata personalidades pernambucanas em exposição Luiz Gonzaga, Chico Science, Ariano Suassuna e Reginaldo Rossi são alguns dos retratos da mostra, que entrará em cartaz no Espaço Cultura Nordestina

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/10/2017 19:41 Atualizado em: 03/10/2017 21:54

Retratos é a segunda exposição de Jackson Santana. Foto: Nossa Comunicação/Divulgação
Retratos é a segunda exposição de Jackson Santana. Foto: Nossa Comunicação/Divulgação

O artista plástico Jackson Santana, que é autista, vai estrear a exposição Retratos neste sábado (7), a partir das 17h, no Espaço Cultura Nordestina, localizado na Zona Norte do Recife. Na maioria das 15 obras que vão compor a mostra, o pintor de 43 anos retrata ícones de Pernambuco, a exemplo de Luiz Gonzaga, Chico Science, Ariano Suassuna, Nando Cordel e Naná Vasconcelos. Além destes personagens, a exibição também conterá um autorretrato e uma representação do seu pai, Seu Zezito.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

As pinturas de Jackson são feitas através do método de observação, bastante utilizado pela escola do Realismo nas artes visuais. Seus traços, no entanto, exprimem um olhar mais subjetivo, mais próximo do Impressionismo. "Ele sempre desenhou, desde criancinha. Era como ele se comunicava na infância. Além disso, ele fez aulas de arte e sempre gostou de fazer retratos, sempre retratou todo mundo", diz Maria Santana, irmã de Jackson.

A ideia para a atual mostra, assim como a anterior - intitulada A primeira exposição individual de Jackson Santana (2014) - surgiu de uma conversa do artista com suas irmãs, Maria e Ana Cláudia. "Achamos retratos um tema muito bom para fazer uma exposição, além de que teria tudo a ver com a cultura pernambucana, já que Jackson vive no Estado e gosta de desenhar sobre coisas próximas dele", relata a irmã.

Dentre os quadros, há uma obra retratando Edwaldo Gomes, o pároco da Igreja de Casa Forte, que morreu neste ano. "Ele mesmo ficou falando muito do padre, que era uma pessoa presente para ele naquele momento em que produziu a obra", revela. Lia de Itamaracá e Francisco Brennand são outras personalidades retratadas. A exposição ficará em cartaz até 10 de novembro.

SERVIÇO
Exposição Retratos, de Jackson Santana
Onde: Espaço Cultura Nordestina (Rua Luiz Guimarães, 555, Poço da Panela, Recife)
Quando: 7 de outubro (sábado), às 17h
Quanto: Gratuito

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL