Diario de Pernambuco
Busca
Arte Artista plástico e esposa são encontrados mortos em casa Bombeiros afirmam que ambos tinha ferimentos na cabeça

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/10/2017 13:12 Atualizado em: 10/10/2017 16:23

Autoridades do Peru lamentaram falecimento de Fernando. Foto: Ministério da Cultura do Peru/Reprodução
Autoridades do Peru lamentaram falecimento de Fernando. Foto: Ministério da Cultura do Peru/Reprodução

O pintor e escultor peruano Fernando de Szyszlo, considerado um importante expoente da arte abstrata na América Latina, morreu nesta segunda-feira (9) aos 92 anos junto com a esposa, após, aparentemente, sofrer um acidente em sua residência de Lima, informaram fontes próximas à família. "O Peru perdeu um de seus maiores artistas e pensadores: Fernando de Szyszlo, que faleceu esta noite junto com sua esposa, Liliana Yábar. Estendemos nossas mais sinceras condolências a seus familiares e amigos", disse o Ministério da Cultura, através de sua conta do Twitter.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

O artista plástico e a esposa, de 96 anos, foram encontrados sem vida na residência em que moravam de acordo com a secretária do artista, que não deu detalhes. As mortes teriam sido provocadas por um acidente doméstico. Os bombeiros chegaram ao local para atender a emergência. No relato oficial, é informado que ambos apresentavam feridas na cabeça e que foram encontrados "sem os sinais vitais", após um incidente qualificado como "emergência médica/ traumática/ferida por queda".

O pintor, com brilhante carreira nacional e internacional, foi um defensor de causas democráticas e intelectual muito respeitado pelas máximas autoridades do país. O presidente Pedro Pablo Kuczynski disse que ele foi um dos "grandes amigos de toda a vida". De Szyszlo fundou, junto com o Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa e outros intelectuais peruanos, o movimento Libertad, que tentou - sem sucesso - levar o escritor à presidência em 1990, quando Alberto Fujimori saiu vitorioso.

Acompanhe o Viver no Facebook: 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL