Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Amores de Chumbo, novo filme de Tuca Siqueira, será exibido na Mostra SP Primeiro longa-metragem de ficção da diretora pernambucana teve boa recepção no Festival do Rio

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 16/10/2017 08:40 Atualizado em: 16/10/2017 15:46

Juliana Carneiro da Cunha, uma das protagonistas, já participou de Lavoura Arcaica (2001). Foto: Victor Jucá/Divulgação
Juliana Carneiro da Cunha, uma das protagonistas, já participou de Lavoura Arcaica (2001). Foto: Victor Jucá/Divulgação

Depois de estrear no Festival do Rio, o novo filme da pernambucana Tuca Siqueira, Amores de chumbo, vai circular pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que tem início no dia 19 de outubro e segue até 1º de novembro. O título, com lançamento oficial previsto para 2018, terá três sessões no evento da capital paulista.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre  

Os protagonistas são o casal Miguel (Aderbal Freire Filho) e Lúcia (Augusta Ferraz), que tem a relação abalada após a descoberta de alguns segredos do passado, revelados com o retorno ao Recife de Maria Eugênia (Juliana Carneiro da Cunha). Amiga dos dois desde a época da ditadura militar, Maria é também o antigo amor de Miguel. De carreira predominantemente teatral, a trinca de atores principais se sai bem e convence como conhecidos de longa data.
Tuca Siqueira. Foto: Victor Jucá/Divulgação
Tuca Siqueira. Foto: Victor Jucá/Divulgação

Única produção pernambucana selecionada para a Mostra Novos Rumos de Longas no Festival do Rio, encerrado no domingo, Amores de chumbo teve uma boa acolhida pelo público nas primeiras exibições, com salas cheias. "A receptividade foi muito bacana", avalia a diretora, ressaltando que, na sessão seguida de debate, a plateia se mostrou bastante interessada em discutir a estética e narrativa da obra.

Embora a trama se dedique às questões afetivas e amorosas desse trio de personagens, o roteiro tem no período de repressão no Brasil um importante elemento narrativo. Os traumas e as vivências da ditadura são parte indissociável da vida dos protagonistas, todos com passado de resistência e militância política.

Mesmo passando por tópicos sensíveis, o longa de Tuca Siqueira é predominantemente marcado pela leveza. Destaca-se também por abordar afeto e sexo entre pessoas na terceira idade, assuntos e segmentos pouco explorados no cinema. Em suma, um filme cativante sobre a atemporalidade do amor.

*Filme visto durante o Festival do Rio. O repórter viajou a convite da organização do evento.


Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL