Diario de Pernambuco
Busca

Música

Pato Fu volta a apostar em músicas infantis no novo disco

A banda regravou antigos hits de Rita Lee, Genival Lacerda, João Bosco e Police com instrumentos de brinquedo

Publicado em: 04/09/2017 22:12 | Atualizado em: 05/09/2017 09:27

Formada em 1992, a banda já lançou 11 discos de estúdio. Foto: Pato Fu/Divulgação

Nasceu assim The Biff com Xuxu’s, a tradução que John Ulhoa, guitarrista, compositor e produtor do Pato Fu encontrou para The B-52s, o quinteto criado na cidade de Athens que dominou rádios e pistas daquela década. No refrão de Private idaho, gravado por Fernanda Takai, haveria a participação das crianças. Pelo menos para os meninos, “You're living in your own private Idaho” (Você está vivendo no seu Idaho particular) virou “Iorón praivi raidarrô”. “Elas são meio desafinadas, não é tudo limpinho. Neste caso, a imperfeição é boa, o erro é legal, pois é uma criança que está ali”, comenta Fernanda. Sete anos atrás, quando o Pato Fu lançou o álbum Música de brinquedo, maior sucesso da banda na última década, havia três crianças em cena, uma delas era Nina, única filha de Fernanda e John.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Sete anos mais tarde, Nina é uma adolescente prestes a completar 14, e o grupo volta à tona com Música de brinquedo 2. Agora não são mais as três, mas dez crianças de até 8 anos nas gravações. O álbum, com mesmo conceito do anterior - antigos hits gravados com instrumentos de brinquedo - tem 11 faixas e foi lançado nas plataformas digitais. O CD físico (Rotomusic/Deck Disc) chega às lojas em 11 de setembro (R$ 29,90). “Continua trabalhoso, mas ficou mais fácil”, afirma John. “Gravar a parte técnica é um negócio que chama a atenção, mas hoje aprendemos a técnica de estúdio, como gravar um instrumento pequeno. A parte mais difícil é a escolha do repertório.”

E tem de obedecer a critérios da banda. A música tem que ser antiga (a mais recente do disco é Livin’ la vida loca, que Ricky Martin lançou no fim da década de 1990), sucesso, reconhecível pela parte instrumental. “A graça está em reconhecer uma música antiga com os instrumentos de brinquedos”, diz. O set list atual vai das nacionais Palco (Gil) e Mamãe natureza (Rita Lee), passando por Genival Lacerda (Severina xique-xique) e João Bosco (Kid Cavaquinho). Das internacionais, há Police (Every breath you take) e Rita Pavone (Datemi un martello).

Tudo é de brinquedo no disco. “Mesmo que tenha um som eletrônico, ele vem de um instrumento e não de um sample. O som de uma menina fazendo um gatinho (que abre Palco) vem de um tecladinho com cara de gato”, conta John. Houve exceções para alguns instrumentos “de adulto”. O solo de guitarra de I saw you saying, dos Raimundos, foi gravado com um stylophone, uma espécie de sintetizador portátil que deve ser tocado com uma caneta que se parece com um radinho portátil.

Confira a capa de Música de brinquedo 2:

Capa do disco Musica de Brinquedo 2, da banda Pato Fu. Foto: Pato Fu/Divulgação

SERVIÇO
Música de brinquedo 2
Pato Fu. Gravadora: otomusic/Deck Disc. Preço sugerido: R$ 29,90 

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL