Música

Novo disco de Lula Queiroga transita entre os desejos humanos e a resistência. Ouça

Quinto álbum solo do artista, Aumenta o Sonho tem parcerias com Lenine, Pedro Luis, Manuca Bandini, Lucky Luciano, Chico Neves, Fabricio Belo e Yuri Queiroga

Publicado em: 07/09/2017 18:52 | Atualizado em: 08/09/2017 14:51

Músicas foram disponibilizadas nas plataformas digitais nesta quinta-feira. Foto: Gabriel Melo/DP

Encerrando hiato de seis anos, o pernambucano Lula Queiroga lançou, nesta quinta-feira (7), o quinto disco solo: Aumenta o sonho (Independente). Sucessor de Todo dia é o fim do mundo (2011), o disco gravado no fim de 2016 chega às plataformas de streaming apresentando o resultado de trajetória imersiva do músico nos anseios da vida contemporâna. Em 11 canções, o músico e produtor explora a necessidade de almejar a beleza do que é simples - mas nem por isso pouco elaborado.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Segundo Lula, quando iniciou a concepção do trabalho, em 2013, tomou como norte os desejos mais grandiosos que alimentamos em nossas vidas. "Aumenta o sonho surgiu para contar que, se você acredita em alguma coisa, vai atrás, dobra o sonho e faz ele crescer", diz. Ideal que quase volta atrás com as reviravoltas no contexto político-cultural brasileiro que sucederam o seu próprio sonho. Por pouco não abandona o projeto, revela: "As questões políticas afetaram muito. Quando percebi, a gente já estava vivendo outra realidade. Queria mudar, fazer outra coisa", afirma.

Das crises, surgiu um novo olhar sobre o material que tinha à frente. A visão de que quem resiste também faz crescer o desejo. "Se você sobe um único degrau na caminhada, já está aumentando o sonho. É disso que fala o disco: do sonho pueril de uma criança que sonha em ser livre", explica, sobre o conceito do trabalho que começou a ganhar notas quando se reuniu com o músico Fabrício Belo em estúdio para elencar as canções do disco.

As letras, assinadas por Lula Queiroga, contêm parcerias com Pedro Luis (Casa coletiva), Manuca Bandini (Tardinha), Lucky Luciano (Duna), Lenine e Chico Neves (A balada do cachorro louco - fere rente), Fabricio Belo (Futilosofia, que chegou a ser anunciada como faixa-título, e Rio-que-vai-e-volta) e Yuri Queiroga (Minha cabeça é o fim).

O trabalho deve ganhar lançamento também nos formatos CD e vinil. "O disco físico hoje surge mais como presente. Então nós estamos trabalhando um conceito gráfico mais elaborado para esses formatos. Enquanto não acontece, quero que as pessoas ouçam, comentem e critiquem", explica.

Seletos

Para dar formas ao registro, o pernambucano reuniu um time de companheiros de longa data como o próprio Fabrício, Lucky Luciano, Bráulio Araújo, Lucas dos Prazeres, Thiago Hoover, Jean Pierre e Lulu Oliveira - parceiro em músicas como Conceição dos coqueiros, sucesso na voz de Elba, e Eu no futuro -, além de Tostão, Yuri e Nena Queiroga. O maestro Spok, Rogério Samico e Mestrinho do Acordeon completam o grupo, escolhido a dedo pelo autor.

Entre as joias do disco, Lula nos apresenta, além do single, outras duas obras singulares - em forma e poética - que se destacam na narrativa de sonhos. A nostálgica Duna, união entre elementos eletrônicos e percussivos, sintetizados no verso-mantra "Reúna qualquer fragmento que nos una". No merengue xoPerrengue, exorciza o que não lhe cabe: "Eu não sou seu camarada/ Nunca serei conivente/ Não sou seu sócio em nada/ Não sou amante ou parente/ Eu desconheço seu rosto/ Mas reconheço a serpente/ Quando o chocalho do rabo/ Chacoalha na minha frente".

O álbum retoma ainda a parceria de décadas com Lenine e Chico Neves n%u2019A balada do cachorro louco (fere rente), lançada originalmente no 3º álbum de estúdio de Lenine (O dia em que faremos contato, 1997). Aumenta o sonho é um disco que pede uma parada na correria do trânsito da existência para ser apreciado com calma, à tardinha.

Ouça o disco:


Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL