Diario de Pernambuco
Busca
Artes visuais Museus oferecem atividades gratuitas e programação especial nesta semana Primavera dos Museus engloba instituições de 12 cidades pernambucanas em evento que termina no domingo (24)

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/09/2017 16:40 Atualizado em: 18/09/2017 17:45

Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, é um dos espaços envolvidos. Foto: Paloma Amorim/Divulgação
Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, é um dos espaços envolvidos. Foto: Paloma Amorim/Divulgação


Os acervos museológicos de Pernambuco ganham mais um estímulo à visitação com a Primavera dos Museus, evento realizado em todo o Brasil de hoje a domingo pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura. Em sua 11ª edição, a iniciativa carrega o tema Museus e suas memórias e, no Estado, instituições de 12 cidades vão participar, com atividades inteiramente gratuitas. Cada local teve autonomia para definir a própria programação. A relação completa pode ser acessada pelo site bit.ly/1T2h2Mh.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Além do Recife, outros municípios da Região Metropolitana contam com espaços mobilizados em difundir suas atividades. A Casa de Cultura de Jaboatão, na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, vai realizar o seminário Espaços museológicos, memória e informação. A ideia é discutir a importância dos museus na sociedade. Em Olinda, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) promove vários eventos desta segunda a domingo, além da exposição de seu acervo permanente. Entre eles, estão oficinas de pintura e literatura de cordel, exposição de arte naif do artista Onildo Moreno e mesa-redonda, na quarta-feira (20), recordando a história do Maspe.

Para quem se interessa em explorar as atrações do interior, o Museu Poço Comprido, em Vicência, abre das 8h às 16h, com visitas guiadas sobre as histórias da civilização do açúcar. Na unidade do Centro de Artesanato de Pernambuco, em Bezerros, haverá visita guiada com informações sobre os artistas expostos por lá, das 8h às 17h.

MAMAM

Vai promover oficinas e visitação ao acervo permanente, com reserva pelo por educmamam@gmail.com. Nesta terça e no sábado (23), à tarde, tem contação de histórias para crianças, além dos workshops de estêncil, na quarta-feira, e Carimbo e memória e Aloisio Magalhães e os cartemas, no sábado. O museu fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. Info: 3355-6870.

MUSEU DA CIDADE DO RECIFE


O espaço expositivo está localizado no Forte das Cinco Pontas e oferece, além da exposição 1817: Revolução Republicana, duas oficinas. Uma tem foco na aquarela experimental para crianças, na quarta-feira (20), das 15h às 17h, e outra aborda pintura soprada, no dia 23, das 10h às 12h. O museu abre a partir desta terça-feira. Informações: 3355-9540.

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO


O Museu do Homem do Nordeste e o Engenho Massangana, no Cabo, estão abertos com atividades diferentes. Na quinta, às 14h, tem a oficina Corpo ancestral sonoro. Já no Cabo, as exposições Estações de um engenho e Plantas, museus e memórias, estão abertas das 9h às 16h30, e, na quinta, haverá sarau poético às 14h.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL