Literatura Mulheres de Chico Buarque são analisadas em livro pernambucano Pesquisador de música popular, Alberto Lima dissecou discurso de quase 200 composições do músico

Por: Alef Pontes

Publicado em: 27/09/2017 17:12 Atualizado em: 27/09/2017 20:30

Segundo autor, Chico abordou a mudança no papeis das mulheres ao longo das décadas. Foto: LeoAversa/Divulgação
Segundo autor, Chico abordou a mudança no papeis das mulheres ao longo das décadas. Foto: LeoAversa/Divulgação

Analisando a presença feminina na sociedade brasileira através das poesias de Chico Buarque, o pesquisador pernambucano Alberto Lima lança, nesta quarta-feira (27), o livro Quem é essa mulher: A alteridade do feminino na obra musical de Chico Buarque de Holanda (Cepe, R$ 20). A sessão de lançamento será realizada a partir das 19h, na Mercearia do Braz, com apresentação da cantora Larissa Lisboa, interpretando sucessos do músico.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Realizada inicialmente como pesquisa de mestrado em literatura, na Universidade Paris 4 - Paris-Sorbonne, na França, enquanto trabalhava na Embaixada Brasileira em Paris, o levantamento busca estudar a trajetória da mulher na obra de Chico Buarque, dissecando o discurso utilizado em suas letras. "Chico Buarque é um cara por quem eu tenho uma admiração extremamente grande e quis entender um pouco desse viés, na obra dele, de que ele é um sujeito que consegue chegar na alma feminina, como poucos autores fazem", explica Alberto, que analisou 190 músicas, acompanhando quase todas as fases do artista. As únicas exceções foram os álbuns Chico (2012) e Caravanas (2017), lançados após a finalização do trabalho, em 2009.


O objetivo da pesquisa, segundo o autor, foi identificar, através letras de do compositor carioca, a posição sociocultural vivenciada pela mulher ao longo dos anos. "No início de sua carreira, Chico relatava o espaço restrito que a mulher tinha na sociedade da década de 1960. Ao longo dos trabalhos, vemos o processo de libertação em que a mulher se emancipa, toma seu espaço na rua acompanhado a evolução vivida na sociedade", compara.

Com lançamento pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Quem é essa mulher terá o percentual de direitos do autor nas vendas destinado à instituição Ocupe Passarinho, que atua no campo do empoderamento feminino e no combate à violência contra a mulher em Pernambuco. "É um movimento espontâneo, surgido da necessidade das mulheres da comunidade do Passarinho de se erguerem e organizarem numa área de extrema violência, localizada na divisa entre o Recife, Olinda e Paulista", conta Alberto.

SERVIÇO
Lançamento de Quem é essa mulher: A alteridade do feminino na obra musical de Chico Buarque de Holanda, de Alberto Lima
Quando:
quarta-feira (27), às 19h
Onde: Mercearia do Braz (Rua Visconde de Goiana, 139, Boa Vista)
Quanto: R$ 20
Informações: 3183-2700

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL