Diario de Pernambuco
Busca
Exposição Instituto Ricardo Brennand comemora 15 anos com shows, palestras e mostra literária Espaço sedia dez dias de apresentações culturais

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/09/2017 17:16 Atualizado em:

IRB completa 15 anos de atividades nesta terça. Foto: Paloma Amorim/Divulgação
IRB completa 15 anos de atividades nesta terça. Foto: Paloma Amorim/Divulgação

Celebrando 15 anos de existência, o Instituto Ricardo Brennand, localizado no bairro da Várzea, programou uma série de atividades culturais. Iniciando nesta terça-feira (12), data em que se completa aniversário do espaço, o IRB recebe concertos, encontros literários, palestras, visitas guiadas e apresentações de dança.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Na abertura da programação, o pesquisador holandês Peter Van Mensh ministra a palestra A museologia das coleções privadas, a partir das 15h, no auditório do museu. Entre os destaques da grade, o cantor barítono Miguelangelo Cavalcanti e a pianista Elyanna Caldas apresentam concerto no próximo domingo (17) e o pianista pernambucano Amaro Freitas apresenta o repertório do álbum Sangue negro, no encerramento (30).
 
Fundado pelo colecionador e empresário Ricardo Brennand em 2002, o complexo cultural se destaca pelo acervo de obras de arte adquiridas durante cerca de 60 anos de colecionismo, distribuída em um espaço que conta com Pinacoteca, Museu Castelo São João, galeria, biblioteca, Parque de Esculturas dos Jardins e com a Capela Nossa Senhora das Graças.

Confira a programação:

Terça-feira (12) – Palestra com o pesquisador holandês Peter Van Mensh: A museologia das coleções privadas
Local: Auditório
Horário: 15h

Sexta-feira (15) – CiME (Cinema, Museu e educação)
Local: Auditório
Horário: 15h

Sábado (16) – Apresentação do grupo pernambucano especializado em música barroca, Ensemble Vocal Gárgula
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30

Domingo (17) – Apresentação do barítono Miguelangelo Cavalcanti, acompanhado pela pianista Elyanna Caldas
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30

Terça-feira (19) – Primavera dos Museus: Danças circulares - O encontro entre dois mundos através da magia das danças. O Brasil dos nativos e a Europa dos colonizadores experimentados através de uma vivência coletiva
Local: Galeria
Horário: 14h

Quarta-feira (20) – Primavera dos Museus: Formação turismo - Formação voltada para os profissionais da área de Turismo promovendo o conhecimento sobre o Instituto Ricardo Brennand e suas histórias
Local: Auditório
Horário: 14h

Sexta-feira (22) – Primavera dos Museus: Visitas mediadas - Elegendo temáticas das coleções do acervo do Instituto, serão oferecidas mediações propositivas e interativas para o público geral.
Local: Exposições
Horário: 14h

Sábado (23) – Primavera dos Museus: Peça a peça: 15 anos do IRB - O Peça a peça, programa vinculado ao Educativo do Instituto Ricardo Brennand, apresenta nesta edição, os 15 anos do Instituto, suas memórias e sua convergência nas recordações dos seus visitantes.
Local: Pinacoteca
Horário: 14h

Domingo (24) - Primavera dos Museus: Encontro literário  - Será sobre memória, a partir da construção dos próprios moradores do bairro da Várzea.
Local: Auditório
Primavera dos Museus – Apresentação do Duo Colibri, com as flautistas Laurence Pottier e Daniele Cruz
Local: Capela Nossa Senhora das Graças
Horário: 14h
Sábado (30) – Concerto do pianista pernambucano Amaro Freitas, que apresenta músicas do álbum Sangue negro
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL