Televisão Especial vai explorar universo de Stranger Things, série queridinha da Netflix Material de extras será disponibilizado pelo serviço de streaming em outubro

Por: Tiago Barbosa

Publicado em: 24/09/2017 19:01 Atualizado em:

Atores da série em pôster com a estética de Goonies. Foto: Netflix/Reprodução
Atores da série em pôster com a estética de Goonies. Foto: Netflix/Reprodução


Entre as séries próprias previstas pela Netflix para entrar em outubro, está a queridinha Stranger things (Matt e Ross Duffer), vencedora de cinco Emmys. A obra sobrenatural oitentista protagonizada por adolescentes - única entre as indicadas na categoria principal de drama cujo elenco é predominantemente infantojuvenil - volta no dia 27.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A plataforma de TV na internet aproveitou a popularidade do seriado original para oferecer, no mesmo dia da estreia, a minissérie O universo de Stranger things, com bastidores da produção e análise sobre os elementos abordados na obra e na cidade ficcional de Hawkins, onde trancorrem as cenas. Elenco, convidados, celebridades e pessoas envolvidas com o seriado fazem considerações sobre a proposta criativa e o futuro da trama dentro da qual existe uma dimensão paralela (e assustadora) ao mundo habitado pelos terráqueos.

O serviço já havia lançado mão de material audiovisual de extras sobre uma produção juvenil, com vídeo complementar à série 13 reasons why. Mas com intenção distinta: a proposta foi esclarecer como ocorreram as filmagens e a preparação dos atores - majoritariamente adolescentes - para enfrentar a abordagem do tema central da história, o suicídio, essencialmente delicado e controverso.

A popularidade de Stranger things tem sido usufruida pela Netflix. Os protagonistas se tornaram estrelas cultuadas nas redes sociais e referências para outras obras passadas na década de 1980 - embora o próprio seriado tenha se apropriado de vários elementos comuns a produções lançadas à época.

A plataforma de streaming, aliás, tem investido na semelhança com obras consagradas. O cartaz de divulgação da segunda temporada estampou a atriz Millie Bobby Brown de forma semelhante ao material promocional de Chamas da vingança (1984) - também foram copiados A hora do pesadelo (1986), O sobrevivente (1987), Conta comigo (1986) e Alien: O oitavo passageiro (1979). Nesta semana, os atores posaram para pôster com estética similar à do clássico Goonies (1985), em cujo longa atuou Sean Martin, escalado para a nova fase da trama da Netflix.

A associação amplia o alcance da série e inspira simpatia - sobretudo em função da onda de nostalgia em torno das décadas de 1970 e 1980, estimulada por produções da Netflix e de outros canais. É uma forma de manter vivo o interesse pela série até a segunda fase.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL