Patrimônio público Virada Cultural do Teatro do Parque cobra a reabertura do equipamento cultural Ação acontece das 10h às 22h e foi idealizada por artistas locais a fim de chamar a atenção para a situação do espaço, fechado desde 2010

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 26/08/2017 08:12 Atualizado em:

Parte interna do Teatro do Parque em agosto de 2015, quando as reformas foram paralisadas.Crédito: Isabelle Barros/DP
Parte interna do Teatro do Parque em agosto de 2015, quando as reformas foram paralisadas.Crédito: Isabelle Barros/DP

A situação do Teatro do Parque, fechado desde 2010, motivou vários artistas do Recife a se unirem para pressionar a Prefeitura do Recife a entregar o equipamento cultural à população. Esse protesto toma a forma de música, dança, literatura e cinema com a Virada Cultural do Teatro do Parque, que começa às 10h de hoje e deve ir até as 22h com várias atrações divididas em quatro polos em frente ao local, na Rua do Hospício. A repercussão do evento ultrapassou a classe artística pernambucana e também mobilizou, em depoimentos em vídeo, nomes como Tony Ramos e Marcos Caruso. A atividade tem entrada franca.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A ideia do evento foi do ator Diógenes D. Lima, que postou a proposta em seu Facebook e viu os artistas apoiarem a iniciativa. A partir daí, se formou um coletivo para organizar a virada, do qual o artista é um dos integrantes. "O objetivo do evento é não deixar demais com cara de festa. Estamos ali para cobrar providências e fiscalizar o andamento da licitação e das obras. Nossa intenção é não deixar os artistas se dispersarem e mobilizar o público para a abertura de mais teatros". A partir daí, foram pensados quatro polos, chamados pela organização de “parques”: um para cinema, outro para literatura, mais um para teatro e dança e o último para música.

A Virada acontece na semana de aniversário do Teatro do Parque, que completou 102 anos na última quinta-feira melancolicamente sem funcionar. O impasse com relação à reabertura da casa de espetáculos ganhou um novo lance na última terça, com a publicação, no Diario Oficial do Recife, de licitação referente a uma segunda fase da reforma do espaço cultural. A primeira fase ocorreu de janeiro a agosto de 2015, mas, desde então, as obras estão paralisadas, o que levou o Ministério Público de Pernambuco a pedir explicações à PCR ainda no mesmo ano.

Também na terça-feira, a Fundarpe também protocolou um pedido do representante do Colegiado Nacional Setorial de Teatro, Oséas Borba, para que o Teatro do Parque seja tombado a nível estadual. A construção já é considerada como Imóvel Especial de Preservação (IEP) pelo Executivo Municipal. Já na última quinta, o vereador Ivan Moraes Filho (PSOL) convocou uma audiência pública na Câmara de Vereadores para cobrar explicações da Prefeitura sobre a demora na finalização da reforma do teatro.

A ocupação da Rua do Hospício nos arredores do Teatro do Parque é organizada desde 2013 pelos artistas. Este ano, mesmo com a publicação da licitação no Diario Oficial do Recife, o foco dos artistas promete ser o mesmo. “Acho que a Prefeitura anunciou isso no intuito de desmobilizar o evento, mas há muitas mensagens de apoio. No Teatro do Parque, fiz temporada de um espetáculo no ano 2000 e vi alguns shows e grandes espetáculos de grupos conceituados como o Galpão e o Teatro Armazém. Isso foi muito importante para a minha formação".

PROGRAMAÇÃO DA VIRADA CULTURAL

PALCO HENRIQUE CELIBI E POLO SOM NA RURAL
10h - Leitura do manifesto em prol da reabertura do Teatro do Parque com cerimônia de lavagem de calçada e cantos de prosperidade com Otiba
10h15 - Malabares com a família Malanarquista
10h25 - Palhaço Tapioca - Borica Trindade
10h35 - Pantomima - Danilo Dannti, Jay Figueiredo, Lily Vidal e Kelson Tavares
11h05 - Circo Dois em Cena
11h15 - Artiligados (música)
11h45 - Leitura do Manifesto 2
12h - Terezinha com Roberta Gondim (dança)
12h20 - Luísa Pérola do Samba e Rui Ribeiro
12h50 - Politicamente vos digo /Abarca-me (teatro)
13h20 - Alexandre Seixas/Maria Clara (música)
13h40 - Step Evolution, Funkynáticos e Grupo Acaso
14h10 - Totem / Fátima Freiras (teatro/dança)
14h40 - Arteligados / Pau de dar em doido / Os Carlton
15h10 - Os Caetanos
15h30 - Violetas da Aurora (circo)
15h50 - MC Ririca - Catarina Dee Jah
16h10 - Três tristes gregas (teatro)
16h30 - Maria Paula Costa Rêgo (dança)
16h40 - Juvenil Silva e Marília Parente
17h - Cênicas Cia. de Repertório
17h10 - Sheylla Cavalcanti e Jaqson Gomes
17h30 - Jota Carlos (música)
17h40 - Quilombro
18h - Café Tinto
18h20 - Dinho Negaba
18h40 - Ópera do Sol
19h - Cia. de Dança Ferreiras e Amanda Lima
19h20 - Santo Genet e as Flores da Argélia (teatro)
19h30 - Cássio Sette
19h40 - Banda Boa Hora, Raphael Souto
20h10 - Flávia Pinheiro e Carolina Bianchi (performance)
20h20 - Sarau da Boa Vista (literatura)
21h - Leitura do manifesto 3
21h10 - Adriano Cabral / Ana Ferro / Risoflora /Senhora de Engenho, entre a cruz e a Torá
21h40 - Mônica Feijó e Clayton Barros
22h - Griô
22h20 - STR
22h40 - Ivo e Banda
23h - Helder Vasconcelos (música)
23h23 - DJ Dolores / Cannibal / Clayton Barros



Acompanhe o Viver no Facebook:


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL