Música Show 'Enraizado', de Ciel Santos, estreia com união entre música e prosa Contratenor compôs 13 das 16 canções do repertório, que fala de aceitação de ser o que se é

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 19/08/2017 10:02 Atualizado em: 17/08/2017 18:20

Crédito: Diego Cruz/Divulgação
Crédito: Diego Cruz/Divulgação


O cantor pernambucano Ciel Santos resolveu olhar para trás para realizar seu espetáculo musical Enraizado, cuja estreia acontece no domingo, 20 de agosto, no Espaço O Poste, na Boa Vista. Música e prosa se unem no show, que traz a maturidade da aceitação do artista com relação à sua sexualidade e seu lugar no mundo. Com voz de contratenor, algo raro no Recife, ele também mostra sua faceta de compositor, assinando 13 as 16 músicas do repertório. "Comecei a compor para gravar um álbum, mas, quando percebi, já tinha um espetáculo na mão", conta Ciel.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A intenção do artista foi a de costurar um diálogo estreito entre música e prosa. Ambas estão a serviço de uma narrativa: a de fazer um paralelo entre o ciclo de crescimento de uma planta e a evolução artística dele. "Nasci em um distrito de Bezerros, no Agreste, e nao entendia o porquê de as pessoas se incomodarem por eu ser eu. Enraizado fala da aceitação da minha voz, da minha natureza e de fazer disso uma coisa bonita, pois passei muitos anos sem cantar. Eu tenho uma voz relativamente andrógina e isso era motivo de muita chacota de onde vim".

A sonoridade do show também é produto das vivências de Ciel, seja por suas origens em teatro e dança popular, seja por sua escolha em abraçar uma religião de matriz africana. Tudo isso, segundo ele, celebra sua afirmação artística e também tem a intenção de transmitir um recado a favor da diversidade. "Sou gay e elas precisam respeitar isso, tanto é que nao me dirijo ao publico como senhoras e senhoras, e sim como seres humanos. Eu já sabia do risco de realizar um espetáculo como esse, porque a gente vive em uma sociedade hipócrita. Muita gente se mata ou vive em depressão porque não consegue ser quem de fato é. A minha intenção é levar os homossexuais de onde nasci a olhar pra mim e sentir que eles podem chegar mais longe".

A banda que acompanha Ciel é composta por Mauricio Cezar, que também assume o teclado e sanfona, Silva Barros na bateria, Del Lima no baixo acústico e violão e George Rocha na percussão. A proposta intimista do espetáculo, segundo o artista, é um degrau para outras ações. “Pretendo levar esse espetáculo para outros lugares do Brasil e, posteriormente, gravar um CD com as canções dele”.

SERVIÇO
Show Enraizado, de Ciel Santos
Quando: 20 e 27 de agosto e 03 de setembro (domingos), às 17h
Onde: Espaço O Poste - Rua da Aurora, 529, Boa Vista
Classificação etária: 16 anos
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)
Informações: 98484-8421

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL