Música Rappers pernambucanos cantarão para Lula música pelas Diretas Já "Vamos para as ruas lutar pelas 'Diretas Já' para que o nosso país restabeleça a sua democracia", afirma o músico Sr. Kbça

Por: Alef Pontes

Publicado em: 24/08/2017 20:42 Atualizado em:

Representantes de várias gerações do hip hop se unem em manifesto. Fotos: Facebook/Reprodução
Representantes de várias gerações do hip hop se unem em manifesto. Fotos: Facebook/Reprodução

O grupo de rappers pernambucanos Cypher Diretas já, responsável pelo lançamento, no início do mês, do single convocando eleições diretas, foi convidado para se apresentar para o ex-presidente Lula, nesta sexta-feira (25), durante ato no Centro do Recife. Formado por 22 rappers e MCs da Região Metropolitana do Recife, os músicos se reuniram, entre julho e início de agosto, para lançar uma música-manifesto contra o governo Michel Temer. O resultado desse trabalho será mostrado às 18h, na Praça do Carmo.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Idealizador da Cypher, o rapper e socioeducador Claudio Ferreira, mais conhecido no meio do hip hop pelo nome artístico de Sr. Kbça, vê a oportunidade como um reconhecimento do trabalho e uma oportunidade para os músicos de posicionarem politicamente. "O cara que denuncia a realidade de seu lugar e o descaso da sociedade com seu bairro está fazendo política, e, se você faz política no hip hop, você precisa se posicionar", pondera Claudio, que realiza um trabalho de ação social através de oficinas de rimas e dança em núcleos da Funase na RMR e agreste do Estado.

"O rap é poder de fogo. E nós vamos mandar o nosso recado para esses gestores atuais saberem que a periferia resiste. Vamos para as ruas lutar pelas 'Diretas Já' para que o nosso país restabeleça a sua democracia", continua Sr. Kbça. Segundo ele, dos 22 representantes da cultura hip hop no Recife e arredores que integram a música, 12 estarão presentes no ato.

O single Diretas já, lançado no SoundCloud, traz em 12 minutos rimas e versos de forte teor social intercaladas com trechos dos discursos de deputados pró-impeachment durante a votação na Câmara que culminou com a decisão pela saída da ex-presidente Dilma Rousseff. "Para quem bateu panela/sem ter pena da favela/ talvez nem goze da aposentadoria", diz trecho da música, em referências às mudanças aprovadas na Consolidação das Leis Trabalhistas, que aumentam o tempo de serviço necessário para a aposentadoria no país.

Segundo a organização do encontro, o ato tem início às 16h com programação político-cultural. Além da Cypher Diretas Já, a cantora e coquista Beth d'Oxum é outra atração confirmada no encontro. As performances serão alternadas com falas de representantes da Frente Brasil Popular. O momento mais aguardado da noite, o pronunciamento do ex-presidente Lula, está previso para ocorrer às 18h30, logo após a apresentação dos MCs pernambucanos.

Ouça o single Diretas já:


Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL