Artes Visuais Mostra reflete sobre agricultura familiar através da pintura no Cabo Da Terra a Mesa reúne 40 obras de estudantes da rede municipal de ensino e intercambistas norte-americanos

Por: Alef Pontes

Publicado em: 28/08/2017 19:57 Atualizado em: 28/08/2017 19:35

Pinturas serão exibidas para estimular o cultivo da arte pelos jovens e a atenção com o campo. Foto: Fabricando Arte/Divulgação
Pinturas serão exibidas para estimular o cultivo da arte pelos jovens e a atenção com o campo. Foto: Fabricando Arte/Divulgação

A partir desta segunda-feira (28), o Centro Cultural Mestre Dié, no Cabo de Santo Agostinho, recebe a exposição gratuita Da terra a mesa. Composta por 40 obras de participantes do projeto Fabricando Artes, reunidas desde 2005, a mostra, em cartaz até a próxima sexta (1º), apresenta cenas de cultivo e consumo de alimentos em pinturas realizadas por 20 estudantes brasileiros da rede municipal de ensino e 20 dos Estados Unidos, com idade entre sete e 17 anos.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Cabo e a Ingredion Brasil, a exposição reúne obras de alunos que integraram o projeto em todo o país, além de jovens norte-americanos de estados como Nova York e Califórnia do International Youth Exchange, programa promovido pelo World Awareness Children’s Museum (Museu Mundial da Consciência Infantil) de Nova York. As telas foram escolhidas através de concurso e passarão a integrar o acervo permanente do museu.

"A ideia é fomentar na criança, através da arte, que existe uma cadeia produtiva por trás do que ela consome, de forma que ela valorize o trabalho do campo, as atividades agrícolas e agropecuárias", explica o coordenador do projeto, Edmar Aluízio da Silva. Através da dinâmica de pintura, foram introduzidos os conceitos de alimentação orgânica tendo nas artes visuais o motor do conhecimento.

Outra proposta é provocar o intercâmbio cultural entre os estudantes de diversas regiões e os norte-americanos, conta: "Às vezes o que se entende de cultura agropecuária aqui não é que tem no sul do país. Em algumas das telas norte-americanas essa percepção fica muito clara pela própria abordagem da vegetação". Além do Cabo de Santo Agostinho, entre os brasileiros, participam obras de alunos do projeto nas cidades de Balsa Nova (PR), Alcântara (MA), São Paulo (SP), Mogi das Cruzes e Barueri (SP).

OFICINA
Na quinta-feira (31), o público em geral poderá participar gratuitamente de novo ciclo de oficinas na sede do Centro Cultural Mestre Dié. Todo o material didático (telas, tinta e pincéis) é fornecido pelo projeto, e os alunos serão acompanhados por um arte-educador, que irá conduzir as atividades. Os participantes poderão levar suas obras ou deixá-las para somar-se à exposição.

A agenda do projeto, em 2017, prevê ainda oficinas e exposições na Escola Municipal Dr. Humberto Costa Soares, Escola Municipal Marques do Recife (Cabo), Praça da Estação (no Centro), Escola Municipal Padre Antonio Melo Costa, Escola Municipal Claudio Gueiros, Escola Municipal Laura Rodrigues e Manoel Davi Vieira da Costa, todas no Cabo de Santo Agostinho.

SERVIÇO
Exposição Itinerante e Interativa do Projeto Fabricando Arte
Quando:
segunda-feira (28) até sexta-feira (1º), das 10h às 16h; com oficina na quinta (31), das 13h às 16h
Onde: Centro Cultural Mestre Dié (R. Luís Pereira da Paz, s/n, Pte. dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho)
Quanto: gratuito

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL