TV MasterChef Brasil: cozinheiro erra prato francês, é eliminado e semifinal está definida Competidores reproduziram um clássico da culinária francesa, o Tournedos Rossini

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/08/2017 00:48 Atualizado em: 09/08/2017 02:03

Os participantes criaram pratos, elaboraram o conceito para um futuro empreendimento e foram julgados por nomes de destaque do mercado gastronômico. Foto: Band/Divulgação
Os participantes criaram pratos, elaboraram o conceito para um futuro empreendimento e foram julgados por nomes de destaque do mercado gastronômico. Foto: Band/Divulgação


Foram definidos os semifinalistas da quarta temporada do MasterChef Brasil. No episódio desta terça-feira (12) os participantes criaram pratos, elaboraram o conceito para um futuro empreendimento e foram julgados por nomes de destaque do mercado gastronômico. Já na prova de eliminação, o desafio foi reproduzir um clássico da culinária francesa, o Tournedos Rossini. Victor V escolheu berinjela como acompanhamento, que deixou um sabor amargo no prato e, por isso, deixou a competição. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Na primeira prova, os concorrentes tiveram que criar receitas autorais para agradar o paladar de empreendedores e críticos da alta gastronomia. "Vocês terão que fazer o seu carro-chefe e escolher o caminho profissional que vão seguir a partir de agora", explicou o chef Jacquin. Os convidados foram Arnaldo Lorençato, Arri Coser, Benny Novak e Marcelo Fernandes. Eles tiveram uma hora e meia para fazer a receita. 

Valter foi o primeiro a ser avaliado. Segundo os convidados, ele surpreendeu com o assado de tiras com molho de romã, mas consideraram que a batata estava amarga. Victor preparou uma galinha sobre salada de pepinos com arroz hainan, explorando a cozinha internacional com temperos asiáticos. Ele se atrapalhou na hora de entregar os pratos e esqueceu um molho. Para os jurados, faltou sabor no frango, o arroz estava bom, mas o candidato pecou na finalização.

Michele também empratou nos últimos segundos de prova. A receita dela foi um ravióli de cacau com molho bisque e camarão. Os jurados apontaram erros e acertos na combinação, mas criticaram o fato de estar frio. Ela acertou na apresentação e na textura da massa. Em seguida, foi a vez de Deborah apresentar o resultado da Lagosta grelhada com farofa de castanha de caju, fettuccine ao pesto e tomate confit. De acordo com os jurados, Deborah acertou na farofa e preparou a massa e o molho adequados, mas as lagostas estavam cruas. Na avaliação final, Valter foi o destaque positivo da prova com três votos contra um. Ele subiu para o mezanino e foi o primeiro semifinalista da competição. 

A prova de eliminação consistiu em replicar o clássico francês Tournedos Rossini, prato com mais de 200 anos na história da gastronomia. Foram três minutos de mercado e 45 minutos para executar a receita. Na avaliação dos chefs, Michele apresentou o ponto certo da carne, as batatas estavam saborosas e molho correto. "Está quase perfeito", disse Paola. Victor V também acertou o ponto do filé, o foie gras estava alto e bonito e molho agradável. O erro foi a berinjela, que fez com que o prato ficasse amargo. Já Deborah executou bem o clássico, acertou no ponto da carne e no molho, mas economizou na quantidade de trufa. "Você começou a ralar a trufa faltando oito segundos para o fim da prova. Esse erro eu não perdoou", disse Paola.

A chef Paola anunciou o melhor prato: "O prato que escolhemos para ir para semifinal é o tournedos rossini da Michele. Pode pular de alegria", disse. Já o chef Jacquin deu o veredito final: "Os acompanhamentos é que fizeram a diferença. Você (Deborah) não arriscou. Sua batata estava boa. Você (Victor) arriscou. Mas a berinjela deixou o prato amargo e não combinou com o foie gras". "Infelizmente, a guarnição te fez perder Victor".

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL