Teatro Por divergência de ideias, organizadoras deixam produção do Janeiro de Grande Espetáculos O trio responsável por produzir o evento nos últimos 15 anos foi desfeito, restando apenas um componente

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/08/2017 22:20 Atualizado em: 01/08/2017 21:47

Paula de Renor e Carla Valença estão deixando o Janeiro de Grandes Espetáculos. Foto: Edvaldo Rodrigues/Divulgação
Paula de Renor e Carla Valença estão deixando o Janeiro de Grandes Espetáculos. Foto: Edvaldo Rodrigues/Divulgação

A partir de 2018, o Janeiro de Grandes Espetáculos será realizado por um grupo de organizadores diferente dos anos anteriores. Carla Valença e Paula de Renor decidiram sair da produção do festival por divergências de ideias e dedicação a novos projetos profissionais. Agora, Paulo de Castro, presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), será o único produtor do festival. O trio foi responsável por produzir o evento nos últimos 15 anos.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

"Os olhares vão mudando, mas sempre tivemos muita intimidade. Essas mudanças de olhar foram ficando mais rebuscadas com o tempo, não podemos negar", afirmou Carla Valença. A produtora teatral acredita que o trio fez um bom trabalho em estruturar o festival de uma forma mais abrangente em âmbito nacional e internacional. "Também promovemos uma interiorização, levando espetáculos locais, nacionais e internacionais para o interior", disse ela.

Valença também optou por sair da produção do festival por conta de outros projetos, entre eles o Baile do Menino Deus, que é realizado em dezembro, um mês antes do Janeiro de Grandes Espetáculos. "Quando juntavam essas duas produções, ficava bastante pesado para mim", desabafa. Seu outro projeto é um site de e-commerce que pretende vender produtos culturais de Pernambuco para todo o Brasil. A página se chama Mercado Cultural e deve ficar pronta entre setembro e outubro deste ano.

Em entrevista ao blog Satisfeita, Yolanda?, Paula de Renor revelou acreditar que o festival precise de uma curadoria mais definida. “Por um tempo, conseguimos uma parceria com a Prefeitura do Recife, o projeto Recife Palco Brasil, para que os grupos daqui circulassem por outros estados. Também discutíamos a qualidade da produção, tínhamos um espaço para debater os espetáculos. Infelizmente, perdemos alguns desses avanços. Mas continuo acreditando na vocação do Janeiro, na importância dele para as artes cênicas no nosso estado”, afirmou, ao site especializado em teatro.

Assim como Carla, Paula já está em um novo projeto, o Cambio FIT/PE – Festival Internacional de Teatro de Pernambuco, que será realizado em setembro do ano que vem. Para Paulo de Castro, a saída das produtoras foi um processo natural, com cada uma seguindo suas tendências: "Estou muito tranquilo, acho que tudo na vida tem seu início, meio e fim". As inscrições para o Janeiro de Grandes Espetáculos de 2018 estão abertas e vão até o dia 15 de agosto. O festival aceita espetáculos inéditos de teatro ou dança com data de estreia marcada para até 12 de agosto deste ano. As atrações internacionais e de outros estados serão escolhidas por Paulo de Castro, sem inscrições.

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL