Diario de Pernambuco
Busca
TV Filho de Mussum muda nome e quer sair da sombra do pai: 'Cada um tem seu caminho' Antônio Carlos Santana, intérprete do estagiário de direito Guto na novela A Força do Querer, começou a carreira ainda menino

Por: Vinicius Nader

Publicado em: 20/08/2017 15:03 Atualizado em:

Antônio Carlos Santana comemora virada na carreira. Foto: TV Globo/Reprodução
Antônio Carlos Santana comemora virada na carreira. Foto: TV Globo/Reprodução

Transição é uma das palavras de ordem na atual fase da vida e da carreira do ator Antônio Carlos Santana. A começar pelo nome. O intérprete do estagiário de direito Guto na novela A força do querer começou a carreira ainda menino, com o nome de Mussunzinho, referência clara ao pai, o humorista Mussum. “Logo que mudei de nome fiquei com medo de pensarem que eu estava renegando a memória do meu pai. Mas não é nada disso. Cada um tem seu caminho, sua própria construção. A construção dele me guia 24 horas por dia, mas eu precisava ter meu caminho”, afirma Antônio Carlos.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Outra mudança está nos personagens que o ator defende. Agora, eles têm história própria, não são mais meninos. “Isso começou na época de Malhação, com o Wallace, e se firma com o Guto. Estou na fase de dar sustos nas pessoas que olham para mim e tentam ainda ver o menino de 9 anos que eu era quando comecei na carreira”, diverte-se, num misto de orgulho e picardia. Antônio Carlos também comemora outra conquista. Na verdade uma quebra de paradigmas da qual ele se orgulha de fazer parte: o maior número de personagens negros sem estarem atrelados necessariamente à raça ou à condição social. “É importante dizer que queremos personagens bons. Só isso. Levo para meu trabalho os meus ideiais. Então, não dá para escalar negros apenas para ladrões e faxineiros e nem para escalar faxineiros e ladrões apenas negros. Penso em quem está em casa assistindo. Se o público negro só vê negro nesses papéis vai achar que isso é normal na sociedade. E não pode ser”, diz o ator, que cita os colegas Lázaro Ramos e Érico Bras como outros arautos da igualdade racial nas artes.

Quer mais desafios? O de Antônio Carlos no cinema não foi dos menores. Ele está no elenco de Roads to Olympia, longa dirigido pelo russo Ramazan Nanyev e falado em inglês. O detalhe é que o ator não domina o idioma estrangeiro. “Fiz o teste e fui logo avisando que não sabia falar inglês. Mas fui aprovado mesmo assim, na base da cara de pau. A minha ficha só caiu quando assisti ao primeiro corte”, afirma, aos risos. Roads to Olympia fala sobre tabus enfrentados nas cidades onde os jogos olímpicos foram realizados, como a homossexualidade em Moscou. No caso do Rio de Janeiro, a violência dos morros era o desafio. A estreia do longa está prevista para janeiro de 2018. Mesmo diante de tantas novidades, Antônio Carlos não se intimida: “Lido muito bem com as mudanças. E essas vieram todas numa hora muito especial, positiva. O que me incomoda é ficar parado.”

Três perguntas para Antônio Carlos Santana

A força do querer é sua terceira novela de Glória Perez. Como é sua relação com a autora?
Glória não representa apenas um divisor de águas na minha carreira, com América. É na minha vida mesmo. Tenho um carinho muito grande por ela. Nós sempre nos falamos, mesmo quando não estamos trabalhando juntos.

O que achou da escolha de Mumuzinho para viver o personagem que homenageia seu pai na nova versão de Os trapalhões? Não deu nem uma pontinha de ciúmes?
Mumu é perfeito para o papel. Não tinha escolha melhor. Assistimos à estreia do programa do Viva juntos e foi sensacional. Nunca me imaginei fazendo o papel. Seria uma coisa muito forte, muito profunda. Não sei se daria conta. Fora que as pessoas julgariam e nos comparariam, o que não seria legal.

No filme Roads to Olympia você vive um lutador e em Malhação também. Fora da ficção, você gosta de esportes?
Sim. Muito! Desde pequeno estou sempre envolvido com boxe ou muay thai. Tenho muita facilidade para lutas. Até por isso fazer o Guto de A força do querer é muito desafiador: ali é o corpo que é dele, não é o meu. Isso é muito bom.

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL