Debates Efeitos da centenária Revolução Russa são examinados em seminário na UFPE Atividade analisa impacto da rebelião nos campos das artes, da política e da sociedade

Por: Alef Pontes

Publicado em: 14/08/2017 08:37 Atualizado em: 14/08/2017 08:40

Lenin (centro) e Trótski, à sua esquerda, realizando saudação militar durante a Revolução Russa. Foto: NEEPD/Reprodução
Lenin (centro) e Trótski, à sua esquerda, realizando saudação militar durante a Revolução Russa. Foto: NEEPD/Reprodução

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia, a partir desta segunda-feira (14), uma semana de palestras do seminário regional O centenário da Revolução Russa, com mesas diárias até a próxima sexta-feira (18). Organizado pelo Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD) da instituição, o evento gratuito e aberto ao público em geral conta com participação de docentes das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), Alagoas (UFAL), Paraíba (UFPB), Campina Grande (UFCG) e da própria UFPE para discutir os aspectos políticos, históricos e culturais da revolta e da mudança de poder deflagradas a partir de 1917.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Segundo o filósofo e doutor em história pela Michel Zaidan Filho, que integra a mesa Os impactos da Revolução Russa na América Latina e no Brasil, o encontro tem como objetivo a compreensão da influência da revolução, iniciada em 1917 - que derrubou a autocracia, os czares e o Império russos e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Ilitch Ulianov (Lenin) - na construção dos partidos na atualidade, assim como as implicações em campos como a estética da arte.
“Em cada dia será abordada uma temática diferente, como o papel de Trótski nesse período e a contribuição dos anarquistas, que foram praticamente apagados da história. Também fazemos homenagem a um dos pioneiros nos estudos desses reflexos no Brasil, o professor Aluízio Franco Moreira”, diz Zaidan.

A mesa que dá largada à série de encontros será realizada no Auditório da Adufepe (Associação dos Docentes da UFPE), de 14h às 18h, e aborda uma análise do processo da Revolução Russa seguido de observações sobre os impactos e a recepção de suas influências nas realidades latino-americana e brasileira nas primeiras décadas do século 20. Participam da mesa, além de Zaidan Filho, o professor de Ciências Sociais da UFRN José Spinelli Lindoso e o professor de História da UFCG Jefferson Lopes.

Outros encontros colocam em pauta as inovações e o desenvolvimento da revolução nas artes - em especial o cinema, o teatro político, a redefinição dos projetos urbanísticos, as artes gráficas, a instrumentalização do construtivismo e a aspiração de uma arte proletária -, o papel dos anarquistas na construção da crítica ao modelo de desenvolvimento excludente e desigual, além da repercussão na vida e na obra de pensadores como Lenin, Antonio Gramsci, Leon Trótski e István Mészáros.

Para participar das mesas é necessário realizar uma inscrição através de formulário virtual. O seminário vai oferecer certificado aos participantes. O seminário regional contará com o lançamento dos livros Reflexões sobre a História e A formação do primeiro grupo dirigente do PCB, do professor Michel Zaidan Filho, e Ensaios de teoria da história, uma coautoria de Zaidan Filho com os estudantes Andreza Jucelly da Silva, Fernanda Luiza Apolinario Guimarães e Maria Júlio Parente Félix.
 
SERVIÇO
Seminário Regional O centenário da Revolução Russa
Quando: de segunda (14) a sexta-feira (18), das 14h às 18h
Onde: Auditório da Adufepe (Universidade Federal de Pernambuco, Avenida dos Economistas, s/n, Cidade Universitária)
Quanto: gratuito, com inscrições via formulário online
Informações: 2126-7351 e neepdufpe@gmail.com
 
Confira a programação completa:
 
14/08
Mesa 1: Os Impactos da Revolução Russa na América Latina e no Brasil
Participantes: José Spinelli Lindoso (Ciências Sociais/UFRN), Jefferson Lopes (História/UFCG) e Michel Zaidan Filho (História/UFPE)

15/08
Mesa 2: Artes, Cinema e Revolução Russa
Participantes: Cid Vasconcelos (Comunicação Social/UFPE) e Jordi Carmona Hurtado (Filosofia/UFCG)

16/08
Mesa 3: Revolução Russa, Revolução Permanente e os Anarquistas
Participantes: Ariston Flávio Miranda (Direito/UFPE), Carlos Gouveia de Omena (Administração/FAMA) e Felipe Gallindo (História/UFPE)

17/08
Mesa 4: As Repercussões da Revolução Russa na Vida e Obra de Lenin, Gramsci e Trotski
Participantes: Luciana Aliaga (Ciências Sociais/UFPB), Mauricio Gonçalves (Sociologia/UFPE) e Tiago Bernardon (História/UFPB)

18/08
Mesa 5: As Repercussões da Revolução Russa na Vida e Obra de Rosa, Benjamin e Mészáros
Participantes: Cristina Paniago (Serviço Social/Ufal), Luciano Mendonça (História/UFCG) e Marcos André de Barros (Sociologia/UFRPE)
 
Acompanhe o Viver no Facebook



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL