Literatura Edgar Costa Neto lança seu primeiro livro, O Chão de Outra Casa, neste sábado História enfoca homens e mulheres de classe média em bairros do Recife como Graças e Casa Amarela

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 19/08/2017 11:05 Atualizado em: 19/08/2017 01:30

Edgar Costa Neto, autor do livro O Chão de Outra Casa. Crédito: Deco Vicente/Divulgação
Edgar Costa Neto, autor do livro O Chão de Outra Casa. Crédito: Deco Vicente/Divulgação

O advogado e escritor Edgar Costa Neto escolheu o Recife como pano de fundo de seu primeiro romance, O chão de outra casa, cujo lançamento acontece neste sábado, às 19h, na Casa da Rua, localizado na Rua Dona Ada Vieira, 112, Casa Forte. As mudanças que podem acontecer em uma vida confortável de classe média a partir de acontecimentos bruscos e da volta de um passado com o qual os personagens precisam lidar são traços fortes da obra. "O que mais resume essa história é a ideia de uma masculinidade meio errática, que não sabe lidar com a sexualidade, o feminino e amarra a ideia de ser homem em dinheiro e força física”, detalha Edgar.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A obra foi publicada após dois anos de trabalho e traz a história de seis personagens cujas histórias se entrelaçam. Entre eles, está Moacir, cuja mulher acabou de sofrer um AVC e o deixou viúvo de esposa viva, e Pedro, que volta de uma longa viagem para reencontrar Renata, filha de Moacir. “As histórias desses personagens acontecem sem muita ordem em vários lugares ao mesmo tempo. Eu queria borrar essa figura do narrador”, pontua o autor.

Locais da capital pernambucana, como os bairros das Graças e Casa Amarela, onde o autor mora, evocam memórias diferentes para quem é do Recife. No entanto, Edgar assume sua história como universal. "A princípio, os personagens surgiram nesse ambiente bem reconhecível, o do Recife, mas há uma parte em Lyon, que eu não conhecia quando escrevi, e na Suíça, que ainda não conheço. Essa história poderia acontecer em qualquer lugar e há um subtexto nesse livro, como se fossem fragmentos de vida reencenados por vários personagens". Durante o lançamento, o livro, publicado pela Editora Penalux, será vendido a R$ 40.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL