Diario de Pernambuco
Busca
Música Rappers pernambucanos criam música pelas Diretas Já Single dispobinilizado nas redes sociais e serviço de streaming reuniu 22 músicos em manifesto

Por: Alef Pontes

Publicado em: 10/08/2017 20:00 Atualizado em: 14/08/2017 13:54

Diferentes gerações do hip hop pernambucano se encontraram em manifesto. Fotos: Facebook/Reprodução
Diferentes gerações do hip hop pernambucano se encontraram em manifesto. Fotos: Facebook/Reprodução

Representantes do movimento hip hop de toda Região Metropolitana do Recife se reuniram, entre julho e início de agosto, para lançar uma música-manifesto contra o governo Michel Temer. Com 12 minutos de duração, o single Diretas já conta com 22 rappers e MCs, que se revezam em rimas e versos, para pedir a realização de eleições diretas no país. A música foi lançada nesta semana e pode ser conferida nas redes sociais dos músicos e na plataforma de streaming SoundCloud.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Iniciando com a conhecida trilha do Plantão da Globo, noticiando a polêmica delação da JBS, que associou Michel Temer à acusações de envolvimento em esquema de corrupção, o rap intercala trechos dos discursos de deputados pró-impeachment durante a votação na Câmara, que culminou com a decisão pela saída da ex-presidente Dilma Rousseff, com versos de um manifesto de forte teor social. "Para quem bateu panela/sem ter pena da favela/ talvez nem goze da aposentadoria", diz trecho de Diretas já, em referências às mudanças aprovadas na Consolidação das Leis Trabalhistas, que aumentam o tempo de serviço necessário para a aposentadoria no país.

Segundo o rapper, socioeducador e idealizador da iniciativa Claudio Ferreira, mais conhecido pelo nome artístico Sr. Kbça, foram convidados representantes do rap de todo o Estado para participar da campanha. Para ele, a movimentação se faz de "extrema importância e urgência", dentro do atual contexto sociopolítico do Brasil. "Foi um trabalho colaborativo, fomos entrando em contato com os rappers e cada um foi mandando um trecho da música", explica, sobre a construção da letra ocorrida através da internet. Reunidas as frases, os músicos se encontraram individualmente ou em duplas para fazer o registro em estúdio.

A campanha culmina no próximo dia 20 de agosto com a gravação de um videoclipe, marcada para ocorrer na Praça Monumental, localizada embaixo do Viaduto Geraldo Melo, no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, tradicional ponto de encontro da cena hip hop na região. "Nós estamos vendo nossos direitos sendo tirados, um por um, e não podemos nos calar diante disso", argumenta Sr. Kbça. "Nos posicionamos em favor das eleições diretas pra que o Brasil tome um rumo e o povo tenha soberania através de sua própria escolha", continua o produtor, que integra a Associação Metropolitana de Hip Hop de Pernambuco.

No single, além do próprio Claudio, participam os músicos Marrom Periculoso, Peninha Jack, Cleidemar Meira, Lady Laay, Andreson MC, Rapper Sinker, Taggy MC, Mari Periférica, Eberth, Martin e Diego Revoltoclâ, Soulsegado Polio, MC Henrique, Urbankrente, Lord KVL, Dley SDG, Lucas Àvila, Mago e Dido Brown, Reflexo Aberto e Daniel Medeiros Chicano.

Confira a música Diretas já:


Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL