Música Caetano Veloso analisa nova canção de Chico Buarque, Tua Cantiga "Talvez eu a tivesse achado bonita, delicada e antiga, e a deixasse de lado", comentou o artista sobre adiar a audição

Por: Estado de Minas

Publicado em: 17/08/2017 14:29 Atualizado em:

Cantor e compositor baiano escreveu texto elogioso para o amigo. Foto: Facebook/Reprodução
Cantor e compositor baiano escreveu texto elogioso para o amigo. Foto: Facebook/Reprodução

Após seis anos do lançamento de seu último disco, Chico Buarque divulgou, no dia 28 de julho, a música Tua cantiga, primeira de seu ainda inédito 23º disco de estúdio, Caravanas. Passadas duas semanas, no fim da manhã desta quinta-feira (17), Caetano Veloso decidiu falar sobre a canção e publicou em sua página no Facebook um texto elogioso sobre o amigo. "Foi frutífero que eu tivesse tido de retardar a audição da nova canção de Chico. Talvez eu a tivesse achado bonita, delicada e antiga, e a deixasse de lado. Perguntaram-me algumas vezes nesses dias: já ouviu? 'Ainda não' era a resposta com que continha minha calma curiosidade", escreveu o cantor e compositor baiano.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

"Ao ouvi-la fiquei tomado. Cezar (Mendes) tinha elogiado o tratamento harmônico, o piano e o baixo, repetindo o nome de Cristóvão (Bastos, pianista que assina a melodia da música). Sou tão fascinado pelo lado músico de Chico que pensei que aquelas inversões, que fazem um tema em tom menor padrão virar invensão extraordinária, fossem do próprio Chico", continua no texto. "Mas, sobre essas harmonias, eram as rimas que me sideravam. O cantor refere-se a elas, como se cresse que só ele sabe quantas há na canção. Mas as rimas que mexem fundo com a gente são as inaparentes, as que se dão nas consoantes das palavras finais dos penúltimos versos das estrofes: suspiro/ligeiro; nome/perfume; filhos/joelhos; nega/cantiga. 'Minha nega' e 'cantiga' são chaves de ouro", escreve.

E finaliza: "O ritmo lento afoxé sob essas formas verbais aprofunda a sensação de velha brasilidade que só se supunha morta porque fazia tempo que Chico não vinha com uma música". Caravanas será lançado no dia 25 de agosto na plataforma digital Spotify, além do formato físico. O álbum contará com sete músicas inéditas e duas regravações de composições escritas por Chico, porém nunca registradas em sua voz.

CARAVANAS   
Também nesta quinta (17), Chico Buarque divulgou novos detalhes sobre o disco. Além da data de estreia, o cantor e compositor carioca divulgou a listas de músicas, composta por: Tua cantiga, Blues pra Bia, A moça do sonho, Jogo de bola, Massarandupió, Dueto (com Clara Buarque), Desaforos e As caravanas. O artista também divulgou a capa do disco.

Confira:



Abaixo, confira a canção Tua cantiga e leia a postagem na íntegra:




Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL