Diario de Pernambuco
Busca
Novelas Globo exibe surra em A Força do Querer, mas corta tapas em Senhora do Destino Emissora suprimiu bofetadas e chutes em Nazaré um dia depois do espancamento de Irene

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/07/2017 19:30 Atualizado em: 25/07/2017 21:57

Capítulo do espancamento de Irene foi ao ar na segunda-feira, enquanto a violência em Senhora do destino ganhou as telas na terça. Fotos: Globo/Reprodução
Capítulo do espancamento de Irene foi ao ar na segunda-feira, enquanto a violência em Senhora do destino ganhou as telas na terça. Fotos: Globo/Reprodução


Duas novelas, um único recurso do roteiro e uma expectativa equivalente em torno da punição da vilã por meio da violência física. A força do querer, exibida no horário, e Senhora do destino, reprisada à tarde na seção Vale a pena ver de novo, apresentaram cenas semelhantes na dramaturgia da Globo nesta semana. Melhor: poderiam caso a reexibição do folhetim, à tarde,  mantivesse o conteúdo original da trama. Por restrições de horário, a emissora desfigurou a sequência do espancamento de Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) por Maria do Carmo (Susana Vieira).

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

As cenas levadas ao ar suprimiram vários chutes, tapas e xingamentos feitos por Maria do Carmo, como "vagabunda". As imagens privilegiaram instantes iniciais da briga, sem impacto físico. A duração da surra da mocinha na vilã teve quase 15 segundos, enquanto a montagem inicial se arrastou por aproximadamente um minuto. Internautas notaram a diferença e apontaram inúmeros defeitos de continuidade do trecho - como o fato de Nazaré aparecer, em um momento, com a boca aberta e, no outro, com ela fechada.

A tesourada despertou mais críticas porque os noveleiros ansiavam pela reprise da cena para comparar a surra histórica em Nazaré com a pisa sofrida por Irene (Débora Falabella), em A força do querer - possibilidade gerada justamente pela coincidência temporal entre o enredo dos dois folhetins globais.

Os cortes em Senhora do destino têm sido rotineiramente questionados pelos telespectadores. A reclamação mais recente quanto à edição de um trecho marcante da novela ocorreu quando o canal removeu a cena do assassinato do taxista Gilmar por Nazaré - ele morre eletrocutado dentro da piscina de um motel após ela atirar um ventilador na água.

AUDIÊNCIA
A exibição da surra de Ritinha (Isis Valverde) e Joyce (Maria Fernanda Cândido) em Irene rendeu recorde de audiência à novela A força do querer. O folhetim de Glória Peres manteve a média de 41 pontos no Ibope na Grande São Paulo, índice satisfatório para uma produção contemporânea e celebrado pela própria autora.

Veja a surra original em Nazaré:



Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL