Imagem Fotografias do artista visual Lula Cardoso Ayres são lançadas em livro Publicação foi organizada pela pesquisadora Betty Lacerda, da Fundaj, e tem 196 fotos tiradas entre os anos 30 e 60 do século 20

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 19/07/2017 08:12 Atualizado em:

Caboclo de lança fotografado por Lula durante suas incursões pelo Recife e interior. Crédito: Lula Cardoso Ayres/Reprodução
Caboclo de lança fotografado por Lula durante suas incursões pelo Recife e interior. Crédito: Lula Cardoso Ayres/Reprodução

Mesmo com toda a sua versatilidade em trabalhar com várias linguagens, como pintura, desenho, cenografia e design, a imagem fotográfica atraiu o multiartista Lula Cardoso Ayres (1910-1987) de forma especial. A partir desse suporte, ele aprimorou sua composição e produziu memória a partir do registro das pessoas e lugares da zona canavieira e do Recife. Uma parte desse acervo foi selecionada para compor o livro Lula Cardoso Ayres - Fotografias, editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O lançamento acontece às 19h de hoje na Caixa Cultural Recife, como parte da programação da mostra retrospectiva Lula Cardoso Ayres: arte, região e tempo.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A obra foi organizada pela pesquisadora Betty Lacerda, ligada à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e conta com 200 páginas e 196 fotos tiradas entre os anos 30 e 60 do século passado. O arquiteto Luiz Amorim e o fotógrafo Fred Jordão também foram convidados a escrever textos sobre esse acervo. As imagens abordam três temas: a vida no campo, a partir dos trabalhadores da Usina Cucaú, na cidade de Rio Formoso, que foi de propriedade do pai do artista; modificações urbanas no Recife dos anos 50 e 60, especialmente no centro da cidade, e, por fim, as manifestações populares hoje valorizadas, como o maracatu, o frevo e o bumba-meu-boi.

Segundo Betty, o livro foi publicado a partir de uma sugestão sua à presidência da Cepe. A partir da resposta positiva ao projeto, a pesquisadora - cujo pai, o fotógrafo Alcir Lacerda, era muito amigo de Lula e o acompanhava em saídas fotográficas - se debruçou sobre um total de 700 imagens. O material impresso na publicação foi selecionado a partir do material guardado pelo filho do artista, Lula Cardoso Ayres Filho, e pela Fundação Joaquim Nabuco. “É visível, de cara, que ele é um fotógrafo extraordinário, por mais que tenha usado a fotografia como uma espécie de laboratório de composição para sua pintura. Seu olhar tinha muita atenção à cultura popular, à cidade, tanto que suas fotos mostram os portões e as ruínas do Recife. As imagens do Carnaval, por exemplo, são especiais. Foram feitos registros importantíssimos, como os da a rainha de maracatu Dona Santa e do bumba-meu-boi do capitão Antônio Pereira. Tudo dele era feito com qualidade e sensibilidade artística”.



Luiz Cardoso Ayres Filho, guardião de boa parte do acervo relacionado ao pai, lembra o começo da trajetória dele com a fotografia e dá mais detalhes sobre esta atividade. “Papai trabalhou a vida inteira apenas com duas câmeras fotográficas: uma Leica, comprada nos anos 20, e uma Rolleiflex, dos anos 60. Na década de 30, meu avô o levou para ser administrador da Usina Cucaú, mas viu que ele tinha mais talento para ser artista. No início, a ideia era documentar os tipos locais, mas, com o passar do tempo, a fotografia ganhou uma importância mais autônoma na obra dele”.

DEBATE - Durante o lançamento do livro, os pintores José Cláudio e Wilton de Souza vão participar do debate Lula Cardoso Ayres e os desafios do artista moderno, com mediação da historiadora da arte Joana D’Arc de Souza Lima. A intenção é discutir as dificuldades e novidades na hora de se fazer arte. O evento começa às 19h, com distribuição de senhas a partir das 18h.

SERVIÇO
Lançamento do livro Lula Cardoso Ayres - Fotografias, organizado por Betty Lacerda
Quando: Hoje, às 18h
Onde: Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Entrada gratuita
Preço do livro: R$ 100

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL