Diario de Pernambuco
Busca
Televisão Fim do sinal analógico ameaça transmissão da TV Jornal, Clube e Rede TV! em Pernambuco Operadoras como Net e Sky ainda não fecharam acordo com emissoras locais para exibição na TV paga

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/07/2017 19:45 Atualizado em: 19/07/2017 19:56

Sinal será extinto em localidades de Pernambuco no dia 26. Foto: EBC/Divulgação
Sinal será extinto em localidades de Pernambuco no dia 26. Foto: EBC/Divulgação


O desligamento do sinal analógico ocorre no dia 26 deste mês em Pernambuco. O assunto vem sendo tratado com excesso de didatismo em comerciais e reportagens relacionadas à transição digital, sobretudo na grade de programação da Globo. Com o encerramento, acaba a obrigatoriedade das emissoras de oferecerem sinais gratuitamente. Por isso, há a possibilidade de canais como a TV Jornal, a TV Clube e a RedeTV! saírem das operadoras Net e Sky, que até agora não chegaram a um acordo na negociação.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

O Grupo Simba, representante do SBT, Record, RedeTV! e afiliadas, exige um repasse de valores da transmissão, assim como ocorre com a Globo e Globosat. Em São Paulo, os canais deixaram de fazer parte da Net, Sky, Oi e Embratel - apenas a Vivo fechou acordo com o grupo - no dia 29 de março e ainda permanecem indisponíveis.

A expectativa era de que o retorno se concretizasse no próximo dia 1º, o que não deve acontecer por causa de divergências contratuais. As operadoras cobram que as emissoras ofereçam novos canais, de modo que não paguem apenas por sinais abertos. Em São Paulo, a retirada dos canais representou uma queda na audiência, sobretudo no primeiro mês. A saída dos canais também ocorreu no Distrito Federal.

O Grupo Simba sinaliza que o cenário do Recife é semelhante ao de Goiânia, onde houve um pré-acordo com as operadoras, e as afiliadas não foram excluídas da programação. A ideia é que o grupo invista em conteúdo original, visando o mercado de streaming. Aos assinantes, a Net e a Claro TV têm exibido um comunicado fixo sobre as negociações.

"A Net e a Claro TV querem manter a exibição gratuita aos seus clientes desses canais e seguem negociando com as emissoras. Os canais da TV aberta estão disponíveis gratuitamente a toda população que tenha um aparelho de televisão", ressalta a empresa, em nota oficial. Nos bastidores, fala-se que as negociações andam em ritmo lento.

A Sky informou que não vai se pronunciar sobre o assunto. Procuradas pela reportagem, as emissoras atribuíram ao grupo Simba o poder de falar pelos canais.

Veja nota da Net enviada ao Viver:

Diante do desligamento do sinal analógico em Recife e mais 13 municípios do Estado de Pernambuco, em 26 de julho, a NET e a Claro TV esclarecem que:

Com o desligamento do sinal analógico da TV aberta, determinado pela Lei 12.485/2011, a distribuição dos canais digitais abertos pelas operadoras de TV por assinatura passou a depender de acordo com cada emissora;

Até o momento, a NET e a Claro HDTV não chegaram a este acordo com RECORDTV, Rede TV! e SBT para manterem a distribuição dos seus canais;

A NET e a Claro TV querem manter a exibição gratuita aos seus clientes desses canais e seguem negociando com as emissoras;

Os canais da TV aberta estão disponíveis gratuitamente a toda população que tenha um aparelho de televisão.

Para mais informações, consulte o site Seja Digital:
www.sejadigital.com.br

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL