Agreste FIG 2017: Isadora Melo dá a largada para a maratona de shows do Festival de Inverno de Garanhuns Cantora pernambucana se apresenta no Teatro Luiz Souto Dourado

Por: Alef Pontes

Publicado em: 20/07/2017 07:00 Atualizado em: 20/07/2017 09:28

Na abertura oficial do FIG, Isadora recebe as participações de Maurício Tizumba, Lui Coimbra e Mona Gadelha. Foto: Bruna Valença/Divulgação
Na abertura oficial do FIG, Isadora recebe as participações de Maurício Tizumba, Lui Coimbra e Mona Gadelha. Foto: Bruna Valença/Divulgação

A partir desta quinta-feira (20), a cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano recebe a 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Evento já consolidado no calendário pernambucano, o FIG conta com dez dias de programação contemplando as mais diversas linguagens artísticas: música, literatura, artes cênicas, visuais, gastronomia, fotografia e moda tem espaço na grade. No dia de abertura, o festival recebe um recorte da Bienal de São Paulo, que chega à Garanhuns apresentando a temática Incerteza viva, com obras de artistas nacionais e internacionais, gratuitamente. A partir das 19h, no Teatro Luiz Souto Dourado, Isadora Melo dá a largada para uma maratona de apresentações musicais que se distribui em oito palcos espalhados pela cidade.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Principal polo dos festejos, o Palco Mestre Dominguinhos inicia suas atividades nesta sexta-feira (21), com apresentações da cantora Amanda Back (20h), da banda Mundo Livre S/A (21h) e com o show Tributo a Belchior, que homenageia o cantor e compositor cearense, falecido no dia 30 de abril deste ano e homenageado desta edição do FIG. Para celebrar o eterno "rapaz latino-americano", sobem ao palco os músicos Ednardo (CE), Angela Ro Ro (RJ), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE), Renata Arruda (PB) e Gabi da Pele Preta (PE).

A segunda noite do palco pode ser dividida em dois atos: o primeiro dedicado às tradições da música de rua nordestina, com shows de Rogério e os Cabras (20h), Maciel Salu (21h) e o projeto Cantos Rurais, com Adiel Luna e Mestre Bule-Bule (22); o segundo para o canto intenso das cariocas Alice Caymmi (23h) e Baby do Brasil (0h30), que apresenta o show Baby do Brasil experience. O cantor e compositor baiano Tom Zé, que se apresentaria no domingo (23), às 0h30, no Palco Mestre Dominguinhos, foi substituído por Zeca Pagodinho. Na próxima semana, a programação musical tem continuidade com os palcos Pop, Instrumental e Forró, por onde passam artistas como Curumin, João Fênix, Devotos, Terezinha do Acordeon, Tibério Azul, Renato Bandeira e Flávio Leandro.

Confira a programação completa aqui.


Cultura Popular

Em reverência ao escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que, se vivo, completaria seu 90º aniversário neste ano, o Palco de Cultura passa levar seu nome para receber, a partir do sábado, diversas agremiações e mestres de brinquedos como o coco, maracatus, boi, xaxado, reisado, caboclinhos e afoxés. Iniciando as atividades sempre ao meio-dia, o espaço se dedica à celebração dos saberes populares que compõem a identidade cultural pernambucana. Entre os destaques da programação prevista para o palco, estão as apresentações de Dona Glorinha, vencedora do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular 2017; e dos Patrimônios Vivos Clube de Bonecos Seu Malaquias, T.C.M. Cariri Olindense e Orquestra Filarmônica Euterpina de Timbaúba. O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna fica localizado no Largo do Colunata, na Av. Santo Antônio, 105, no Centro de Garanhuns.

Som na Rural
Outra opção para se encontrar com representantes de diversas cenas musicais do país é o polo Som na Rural, localizado no Parque Euclides Dourado (Av. Júlio Brasileiro, 363, Heliópolis). No primeiro final de semana, se destacam os shows do sanfoneiro de oito baixos Luizinho Calixto, nesta sexta-feira (21), às 22h30; Ylana Queiroga, no sábado (22), às 20h20; e Bruno Souto, às 20h20, e Graxa, às 22h30, no domingo (23).

Na Catedral

A música instrumental terá a Igreja de Santo Antônio (Av. Sto Antônio, 5, Santo Antônio) como palco de sua programação em uma parceria com o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), cujo programa homenageia os 130 anos de Villa-Lobos e os 90 anos de Tom Jobim, e a 13ª edição do Virtuosi na Serra. Sexta (21), sábado (22), domingo (23), terça (25) e quarta (26), passarão pelo programa do CPM concertos com Cida Moreira, Francis Hime e Olivia Hime, Ellyana Caldas, Toninho Orta, Toninho Ferragutti, SaGRAMA, Yamandu Costa, entre outros. O programa do Virtuosi ocupa a igreja na segunda (24), quinta (27) e sexta (28), com apresentações de músicos como a russa Kristina Miller (com recital e piano), o pianista Victor Assuncion, o Grupo Instrumental Brasil, a Orquestra Jovem de Pernambuco e o contratenor Edson Cordeiro.

Bienal de São Paulo
Sediada na Galeria de Artes Ronaldo White e no Centro de Produção Cultural do Sesc, com curadoria geral de Jochen Volz, a exposição reúne trabalhos de nove artistas:Bárbara Wagner, Cristiano Lenhardt, Ebony G. Patterson, Gilvan Samico, Jonathas de Andrade, José Bento, Leon Hirszman, Rosa Barba e Wilma Martins. Além da mostra, a cidade receberá uma série de ações formativas, com intermédio do artista plástico, escritor, poeta e compositor paraense Bené Fonteles.

Galeria Galpão
Na Galeria Galpão (R. Dantas Barreto, 34, São José), cinco exposições e performances estão programadas entre os dias 22 e 29 de julho: Traços de um rio, de Artur Sgambatti, sobre impactos sociais da avalanche de lama na cidade de Mariana (MG); Construção da desconstrução, de Daaniel Araújo, com oito obras inéditas, pintadas em óleo e acrílica sobre madeira e pedaços de concreto; Descamada, de Carol Azevedo, uma investigação do que se revela nas camadas entre o público e o privado; #Tecnologiaaservicodaorgia, de Kalor Pacheco, uma série de performances que tratam da temática da hipersexualização do corpo feminino; e Distopia, do Coletivo Espectro, performance em três que aborda os problemas da metrópole através da criação conjunta audiovisual produzida em tempo real.

Praça da Palavra
Localizada na Praça Souto Filho, bairro Heliópolis, a Praça da Palavra (que neste ano recebe o nome do escritor e dramaturgo Hermilo Borba Filho, cujo centenário é celebrado em 2017, é a sede oficial dos encontros literários do FIG. Entre oficinas, saraus, palestras, debates, lançamentos de livros e contações de histórias, se destacam o debate Diz, ritimia: o canto e o verso, com Marcelino Freire e Alexandre Revoredo, neste sábado (18h); a palestra Um clarão: luz sobre a poesia de Cida Pedrosa, com a autora de As filhas de Lilith, domingo (18h); e a palestra Vida e obra de Belchior, homenageado do festival, na próxima terça (18h), com Cosme Rogerio.

Cênicas

As mostras de teatro e dança no 27º FIG acontecerão no Teatro Luiz Souto Dourado (Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, Praca Dom Moura, s/n, Santo Antônio). Já a II Mostra de Teatro, ocorre na Galeria Galpão, com espetáculos sempre às 22h, após o término das atividades das artes visuais. No primeiro sábado, Rodolfo Lima apresenta as peças Réquiem para um rapaz triste e Bicha oca, na sequência. A carioca Magnífica Trupe de Variedades leva a montagem O incansável Dom Quixote, no domingo. Na lona do circo, os espetáculos também estão garantidos. A abertura, no primeiro sábado (22) será com a Mostra de Números Circenses, da qual participará Índia Morena, Patrimônio Vivo de Pernambuco, entre outros.

Cinema
FIG 2017 promove a 13ª Mostra de Cinema com sessões gratuitas no Cine Eldorado, localizado na Av. Rui Barbosa, 1071, no bairro de Heliópolis. Entre os títulos selecionados estão Divinas Divas, de Leandra Leal, A família Dionti, de Alan Minas e Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé. A grade também inclui produções pernambucanas como os documentários Câmara de espelhos (Dea Ferraz), Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos (Sergio Oliveira) e Martírio, de Vincent Carelli. A programação se estende de 21 a 28 de julho com sessões diárias às 14h e 18h20 e conta ainda a III Mostra de Curtas Nacionais de Horror.

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL