Rain25° / 27° C
Cais do Sertão Exposição Bordados de Passira mostra trabalho exclusivo de bordadeiras Atividade artesanal foi registrada como forma de resistência contra o desaparecimento dela

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/07/2017 12:40 Atualizado em: 05/07/2017 13:32

Serão expostas fotos do cotidiano de 40 bordadeiras da cidade. Crédito: Hélia Scheppa/Divulgação
Serão expostas fotos do cotidiano de 40 bordadeiras da cidade. Crédito: Hélia Scheppa/Divulgação

A 110 quilômetros do Recife, o bordado manual encontrou sua casa por meio de mãos hábeis das mulheres de Passira, no Agreste. Um pouco desse universo pode ser visto a partir das 9h desta quarta-feira (5) no Cais do Sertão (Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife), com a abertura da exposição Bordados de Passira.

Confira o roteiro de exposições em cartaz no Divirta-se

A mostra foi pensada como uma instalação na qual serão exibidos trabalhos de 40 bordadeiras do município, além de uma série de fotografias do cotidiano delas por Hélia Scheppa. Além disso, elas tiveram histórias e reflexões sobre o ofício gravadas e transformadas em ambiência sonora. “Viajando para Passira, percebemos que as bordadeiras precisavam se identificar mais com a ocupação. Pedimos trabalhos exclusivos, nos quais cada uma bordou uma peça com nome e tipo de bordado que elas queriam”, pontua a organizadora Carol Vergolino.

Ainda que o ofício paciente e artesanal seja reconhecido até internacionalmente, Carol aponta dificuldades em atrair jovens para ele. “Não tem gente nova bordando. É um trabalho de resistência grande. A ideia é contribuir com a autoestima delas, valorizá-las na cidade e humanizar quem faz esse trabalho”. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. Ingressos: R$ 10. Informações: 4042-0484. 

Acompanhe o Viver no Facebook:




Mais notícias