Televisão Série da HBO relembra trajetória de Gal Costa Com quatro episódios, produção estreia neste domingo

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 11/06/2017 17:30 Atualizado em: 11/06/2017 18:25

Gal Costa é tema de série documental da HBO. Foto: Bob Wolfenson/Divulgação
Gal Costa é tema de série documental da HBO. Foto: Bob Wolfenson/Divulgação

A carreira e a personalidade de Gal Costa são temas da série documental O nome dela é Gal. A musa do tropicalismo tem a vida retratada em quatro episódios, compostos por imagens, entrevistas e depoimentos de músicos como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé. Com duração de uma hora cada, eles estreiam domingo (11/6), às 22h.

Gal Costa percorreu longa jornada até alcançar o prestígio que possui hoje. O documentário fala sobre o início humilde da cantora nas ruas de Salvador, onde fez amizade com artistas que seriam ícones da música brasileira décadas à frente.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

O primeiro episódio, De Maria Graça à Gal, projeta o público à infância da menina Maria. Ao lado de Caetano, Gil e Bethânia, já conhecida como Gal, ela forma a trupe que deu novo rumo ao cenário musical brasileiro, os Doces Bárbaros.

No segundo episódio, Dos festivais às dunas de Gal, o espectador é levado ao palco em 1968, quando antes de se apresentar a cantora pediu para que Gil fizesse um arranjo diferente para a canção Divino maravilhoso. O que a transformou a jovem que cantava Bossa Nova em musa tropicalista.

O terceiro episódio, Da contracultura ao pop, revela o sonho de Maria Bethânia em reunir a turma de Salvador para formar o grupo musical Doces Bárbaros. E o último episódio da série, Do futuro ao presente, apresenta a relação de Gal Costa com a família e o momento atual da carreira.

O nome dela é Gal tem direção de Dandara Ferreira e é produzida por Roberto Rios, Maria Angela de Jesus, Paula Belchior e Patricia Carvalho, da HBO e Tatiana Quintela, da Popcon.
 
Serviço 
O nome dela é Gal
Domingo, às 22h, na HBO.

>>MPB na Televisão

Abelha-Rainha
O Canal Brasil exibe duas produções sobre Maria Bethânia nesta segunda-feira (12). Na Mostra In-Edit, a partir da 00h15, o primeiro título é Maria Bethânia - Música é perfume, de Georges Gachot, que se aprofunda no processo criativo da artista, acompanhando as transformações na vida da baiana - de voz da contracultura à referência da música popular brasileira. Na sequência, Bethânia bem de perto, dirigido por Júlio Bressane e Eduardo Escorel, vai ao ar à 1h15. Os dois estão disponíveis na plataforma online do canal.

Como dizia o poeta
O documentário Vinícius, dirigido por Miguel Faria Jr., será exibido nesta segunda-feira (12), às 21h45, no Curta!. O filme reúne depoimentos de artistas como Chico Buarque, Maria Bethânia, Francis Hime e Caetano Veloso sobre a obra, curiosidades e relações com o poetinha. Com imagens raras, o registro ressalta a simplicidade e espontaneidade do artista.

Acompanhe o Viver no Facebook:


 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL