Diario de Pernambuco
Busca
TV Consequências de uma vida de canalhices dão o tom da segunda temporada de Flaked, da Netflix Série gira em torno de Chip, um anti-herói cheio de falhas de caráter, alcoólatra, mulherengo e egocêntrico

Por: Fellipe Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/06/2017 11:29 Atualizado em: 04/06/2017 11:30

Série é escrita, produzida e estrelada por Will Arnett. Foto: Netflix
Série é escrita, produzida e estrelada por Will Arnett. Foto: Netflix


A Netflix disponibilizou no fim de semana a segunda temporada de Flaked, um bom drama cômico produzido pela própria plataforma de streaming. Escrita e estrelada por Will Arnett (Arrested development, Bojack horseman), a trama gira em torno de Chip, um anti-herói cheio de falhas de caráter, bem ao estilo Hank Moody (Californication). Alcoólatra, mulherengo e egocêntrico, ele mantém uma loja de banquinhos artesanais de madeira em Venice, na Califórnia. A cidade praiana passa por um momento de forte especulação imobiliária com a chegada de grandes empreendimentos, o que gera problemas para a comunidade. Apesar do mote batido, a série consegue manter uma narrativa interessante sem gerar a sensação de déjà vu. 

Aquilo que poderia ser um ponto fraco do seriado, aliás, torna-se um destaque: a temática recorrente é tratada sem pressa, com um roteiro despido de grandes contrastes. Os dias ordinários de Chip são acompanhados sem perder de vista a previsibilidade do cotidiano, sobretudo na convivência com a população da pequena cidade. Os fatos são narrados com o peso dos revezes sofridos pelo protagonista, cada vez mais marcantes.

Na segunda temporada, Chip é rejeitado por boa parte da vizinhança por ter se manifestado a favor de um grande empreendimento imobiliário. Tal decisão se mostra um grande tropeço até mesmo para alguém de caráter duvidoso como ele, que agiu em benefício próprio e acabou não recebendo as benesses prometidas. Depois de fechar a loja, afastar-se do amigo Dennis (David Sullivan) e perder o prestígio frente aos moradores de Venice, Chip parece atingir o fundo do poço. 

Nem a pinta de galã ajuda a amenizar a situação quando ele dorme uma noite na praia por não ter para onde ir e acaba sendo confundido com um mendigo. Mas um novo dia começa e, tal como o guru Karel (Shawn Hatosy) aconselha, Chip se foca em melhorar o presente deixando o passado para trás. Tal mantra, aliás, é seguido por outros personagens diante de seus próprios dramas, como  London (Ruth Kearney)  e Cooler (George Basil, que empresta um bem-vindo alívio cômico à série). Já Dennis se vê repetindo, em parte, os erros de Chip: sem saber, ele se envolve com a filha de George (Robert Wisdom) e, a partir de então, mente sobre quase tudo. 

A despeito de integrar os Alcoólicos Anônimos, Dennis abre uma loja de vinhos e pede a ajuda de Chip para reformá-la. A experiência com a carpintaria traz boas memórias a respeito da antiga loja de banquinhos, mas a relação com o amigo permanece estremecida. O comportamento errático de Chip prejudica a sobriedade de Dennis e o relacionamento com London, o que o empurra novamente para o fundo do poço. No fim das contas, ele mesmo reconhece o preço a se pagar por uma vida de canalhice: “Tudo o que sobrou de mim foi infelicidade e solidão”.



Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL