Diario de Pernambuco
Busca
Televisão SBT, Record e RedeTV! voltam à TV fechada Decisão foi fruto de acordo com a Proteste e o Inadec (Instituo Nacional de Defesa do Consumidor)

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/06/2017 11:19 Atualizado em: 30/06/2017 12:34

Empresas se uniram e criaram a Simba Content, com o objetivo de lutar por uma parcela no lucro das operadoras de TV fechada. Foto: Simba/Reprodução
Empresas se uniram e criaram a Simba Content, com o objetivo de lutar por uma parcela no lucro das operadoras de TV fechada. Foto: Simba/Reprodução

Um acordo entre a Proteste e Inadec (Instituo Nacional de Defesa do Consumidor) com a Simba Content possibilitou a volta do SBT, da Record e Rede TV! à grade de programação das operadoras de TV por assinatura, pelo menos de maneira temporária. Desde o dia 30 de abril, quando o sinal analógico foi desativado em São Paulo, as emissoras retiraram seus conteúdos da NET, Claro, Embratel, Sky, Vivo e Oi por não terem chegado a um acordo sobre o repasse de valores a respeito da transmissão, antes obrigatória. 

"Esta é mais uma conquista obtida com o diálogo entre Associação de Consumidores e fornecedores de serviços, que beneficiará milhões de pessoas", destacou o diretor da Proteste, Henrique Lian. A Simba, criada pelo SBT, pela Record e Rede TV! em parceria com o objetivo de negociar os acordos de transmissão, aceitou voltar a exibir o conteúdo de maneira temporária visando não prejudicar os consumidores. "A Record TV, a RedeTV e o SBT se uniram para formar a Simba Content, a mais variada e completa programação, com o maior elenco de estrelas e apresentadores, presente em todo o território nacional", diz o comunicado da empresa. 

No final de maio, um cliente da NET ganhou na justiça o direito de ter a mensalidade reduzida por conta da retirada dos canais. O magistrado Eduardo Francisco Marcondes, do Juizado Especial Cível do Foro Regional VII de Itaquera, estabeleceu que a quantia seria diminuída em R$ 7,50, sendo R$ 2,50 por cada emissora que deixou a programação. "Poder-se-ia argumentar que não há como responsabilizar a ré pela suspensão do sinal dessas três emissoras, tendo em vista que a obrigatoriedade da transmissão de referidos canais abertos cessou com o término da transmissão do sinal analógico. Todavia, a questão não se coloca sob esse prisma para a solução deste processo", afirmou o juiz. 

RECIFE 
Na Região Metropolitana do Recife, o desligamento do sinal de TV analógica está programado para o dia 26 de julho. Quem ainda não tiver um aparelho televisor com imagem digital deve adquirir um conversor e fazer a mudança para não deixar de ter acesso ao conteúdo. Beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, têm direito a um kit com antena para TV digital, conversor e controle remoto de forma gratuita. É necessário acessar o site sejadigital.com.br, fazer o cadastro e agendar horário de atendimento em um posto de distribuição. 

Acompanhe o Viver no Facebook: 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL