Música São João 2017: Dez discos para celebrar o forró Nomes como Alcymar Monteiro, Geraldinho Lins, Benil e Irah Caldeira aproveitam o período junino para lançar novos trabalhos

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/06/2017 18:00 Atualizado em: 22/06/2017 17:40

Maciel Melo, Irah Caldeira, Geraldinho Lins e Raphael Moura são alguns dos artistas que aproveitam o mês de junho para incrementar o repertório para as apresentações. Fotos: Facebook/Reprodução, Gil Vicente/DP, Andréa Rego Barros/PCR, Facebook/Reprodução
Maciel Melo, Irah Caldeira, Geraldinho Lins e Raphael Moura são alguns dos artistas que aproveitam o mês de junho para incrementar o repertório para as apresentações. Fotos: Facebook/Reprodução, Gil Vicente/DP, Andréa Rego Barros/PCR, Facebook/Reprodução


A sanfona, o triângulo e a zabumba dão os acordes para os festejos juninos. Mais do que qualquer outro, o momento é propício para que os forrozeiros divulguem novidades e aqueçam o mercado forrozeiro. Nomes como Alcymar Monteiro, Irah Caldeira, Geraldinho Lins, Terezinha do Acordeon, Cezzinha e Gennaro aproveitam o mês de junho para incrementar o repertório para as apresentações. O Viver garimpou dez lançamentos para ouvir o xote, o xaxado, o baião e forró pé-de-serra.
A safra de novos trabalhos chega ao público em meio à campanha de representantes do "forró tradicional" por mais espaço em meio às festividades marcadas por apresentações de cantores sertanejos. Sanfoneiros e músicos encampam a mobilização "Devolva o nosso São João", encabeçada por Joquinha Gonzaga, sobrinho de Gonzagão, e Chambinho do Acordeon. O manifesto ganhou força nas redes sociais e recebeu a adesão de artistas como Elba Ramalho. Ela criticou a programação junina de Campina Grande, na Paraíba, cuja grade contemplou Luan Santana, Henrique & Juliano, Maiara & Maraisa, César Menotti & Fabiano, Simone & Simaria e Bruno & Marrone.

IRAH CALDEIRA
O novo álbum da artista, Flor do dia, é composto por 13 canções e celebra 18 anos de carreira. É o 14º disco de Irah e foi produzido em parceria com o sanfoneiro Luizinho de Serra. A música-título é uma composição de Raphael Moura. O repertório inclui faixas como Lápis de cor, Não vem e Amor sem limites, além da regravação da faixa Ferro de passar roupa, do disco Esperando por setembro (2014). Flor do dia está à venda na loja Passa Disco (Parnamirim) e na Só CDs (bairro de Santo Antônio). 

ALCYMAR MONTEIRO
O cantor e compositor Alcymar Monteiro lança o disco de número 100 da carreira. O trabalho, batizado de A voz do povo (distribuição gratuita), reúne 15 faixas entre inéditas e regravações. O artista assina a composição de Saudade é a vontade de viver tudo novamente e Minha cachaça é você. Outra canção autoral é Um verdadeiro São João, na qual Alcymar alerta para a perda da tradição dos festejos juninos. "Se a gente não lutar por isso, a coisa vai degringolar. As futuras gerações não terão direito de participar dessa festa tão importante para nosso povo". Também estão no disco Medo do escuro (Cícero Monteiro), Caldeirão do meu Nordeste (André Rio) e Cenário do Pajeú (Sebastião).

BENIL
O quinto álbum da carreira de Benil, Mais de mim, enfatiza o lado compositor do artista em versões modernas e levadas de guitarra de xote, forró e baião. O CD é composto por dez faixas, sendo nove inéditas e uma regravação. Entre elas, as mais românticas Tudo que eu queria, composição de Raphael Moura, e Nós dois, de Flávio Leandro. As dançantes são Vai agora não e Um pé de ausência (Geraldinho Lins e Luciano Barros). Na autoral Noronhar, o cantor caruaruense homenageia o arquipélago de Fernando de Noronha. O disco está disponível nas plataformas Apple Music, Deezer, Spotify, Google Play. 

GERALDINHO LINS
O cantor e compositor pernambucano preparou novo repertório junino e registra em disco Ao Vivo em Olinda - São João 2017. No álbum promocional, passeia por clássicos da carreira como Amor de Sertão, Entre ele e eu e Além do coração. O trabalho inclui versões de canções da MPB como Anunciação, Tudo azul e Quero ser feliz também. Ainda há duetos com Dorgival Dantas, em Um por de sol de sentimento, e com Juarez, da banda Amigos Sertanejos, em Cristal quebrado. O disco está disponível para download no Sua Música.

MACIEL MELO
O cantor e compositor lança três novas faixas: Negro amor, Puxa encolhe e Solte o califon. Além disso, ele divulga uma coletânea com os principais sucessos, como Caia por cima de mim, A dama de ouro e Caboclo sonhador. O artista antecipou que está produzindo um projeto para "fugir do convencional" e mostrar o lado mais eclético com toadas e sonoridade caribenha. “Vai ser um disco muito pessoal, músicas que tinha no baú. Revisitei meus guardados. São canções que comecei a escrever aos 20 anos”, explica. O disco será lançado nas plataformas digitais e só chegará às lojas no segundo semestre. 

CECEU VALENÇA
O filho de Alceu Valença preparou o disco Em noite de São João para dar pontapé inicial na carreira. No trabalho de estreia, ele mostra o lado intérprete e homenageia o forró pé-de-serra em repertório composto por dez faixas, com tributos a nomes como Luiz Gonzaga e Dominguinhos e participação de Alceu Valença (Xote das meninas) e Geraldo Azevedo (Petrolina-Juazeiro). A direção musical é do maestro Fabio Valois. O projeto inclui, ainda, clássicos como Moça bonita (Geraldo Azevedo), Olha pro céu e Qui nem Jiló (Luiz Gonzaga), Esperando na janela (Targino Gondim) e Eu só quero um xodó (Dominguinhos). 

LULINHA E MESTRINHO
O potiguar Lulinha Alencar e o sergipano Mestrinho se juntaram para homenagear o mestre da sanfona brasileira Dominguinhos no disco Tocante, lançado pela Núcleo Contemporâneo. Os dois sanfoneiros são reconhecidos como inovadores do baião, forró e xote e lançam o disco com 12 faixas. O álbum inclui seis composições do sanfoneiro pernambucano falecido em 2013, além de canções autorais dos dois músicos. O projeto reverencia outros mestres, como o maestro Chiquinho do Acordeom, Jackson do Pandeiro e Pixinguinha. Entre as faixas, Choro sentido, Cutucufole, Só Deus sabe e O meu último São João

PAULINHO DO ACORDEON
O cantor e sanfoneiro nascido em Carpina  lançou o nono disco no São João da Capitá. O repertório de clássicos inclui Qui nem jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), Na base da chinela (Jackson do Pandeiro), Mudar pra quê (Os Nonatos) e Eu só quero um xodó (Dominguinhos e Anastácia). A faixa de destaques é a autoral O amor é lindo, gravada em parceria com o cantor e compositor cearense Alcymar Monteiro. Ainda estão no disco músicas como Saudade de Gonzagão, Fogo de amor, Saudade de Exu. O novo trabalho ainda conta com participações dos músicos Cezzinha, Nerilson Buscapé, Deivinho Sanfoneiro e Ivan Ferraz. 

RAPHAEL MOURA
O cantor e compositor recifense trabalha o disco autoral Tudo que eu queria. O artista aposta no forró com uma batida diferente para atingir o público jovem. O novo trabalho fonográfico é composto por 12 faixas cujas letras falam de amor e saudade. A faixa-título já foi gravada por Benil e Raimundo Fagner em ritmo de forró e está na trilha sonora da novela Carinha de Anjo, exibida pelo SBT, em versão sertaneja na voz da dupla Maycon & Vinicius. Também estão no disco Pantim, Meu luar, Cafuné, Saudade e Flor do dia (participação de Irah Caldeira). O álbum está disponível na Apple Music, iTunes, Deezer, Spotify e Google Play.

COLETÂNEA DO JOÃO NORDESTINO
O álbum beneficente São João Nordestino conta com a participação de 22 artistas. Entre eles, Alceu Valença, Fagner, Flávio José, Alcymar Monteiro, Santanna, Jorge de Altinho, Gennaro, Irah Caldeira, Cezzinha, Almir Rouche e Fulô de Mandacaru. São 20 faixas do cancioneiro tradicional das festas juninas como Asa Branca, Olha pro céu, Xote das meninas, Vem morena e O fole roncou. O CD está à venda por R$ 25, na Vila de São João do Shopping Recife e na loja Vila 7 (Avenida Rui Barbosa, 1105, Graças). Os valores arrecadados serão destinados à Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem, no Entra Apulso, no Recife. 

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL