Diario de Pernambuco
Busca
Televisão Polícia Militar repudia cena de Malhação com policial racista Em comunicado divulgado nas redes sociais, PM disse reagir com "indignação" à passagem

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/06/2017 10:54 Atualizado em: 05/06/2017 12:42

Juan Paiva e Ana Hikari interpretam Anderson e Tina. Foto: TV Globo/Reprodução
Juan Paiva e Ana Hikari interpretam Anderson e Tina. Foto: TV Globo/Reprodução

A Polícia Militar de São Paulo emitiu uma nota repudiando a Rede Globo por conta de uma cena exibida na novela Malhação. Na passagem, o casal Anderson e Tina (interpretado por Juan Paiva e Ana Hikari, respectivamente) é vítima de racismo por um policial, que chama o personagem repetidas vezes de "negão" e a menina de "japinha". O comunicado afirma que a passagem generaliza as ações da PM e macula "a imagem daqueles que doam a vida pelo cidadão". A assessoria de imprensa da emissora foi procurada pelo Viver mas ainda não se pronunciou.

"Ao contrário da cena reportada, a Polícia Militar segue fielmente os princípios constitucionais e basilares do respeito aos Direitos Humanos, pautada na filosofia de Polícia Comunitária e com ênfase na Gestão pela Qualidade, com intuito de bem servir a sociedade e de atender a seus múltiplos anseios, com o compromisso de defender a vida, a integridade física e a dignidade das pessoas", diz o texto, curtido por mais de cinco mil pessoas na rede social. 

"Os feitos positivos da Polícia Militar paulista e as ações destemidas de seus integrantes, são evidentes e sobrepõem-se, inquestionavelmente, aos desvios de conduta que são pontuais. Cenas lamentáveis como induzir o telespectador a criar uma concepção falsa de sua polícia distorcem a realidade de sua essência de conciliação e abnegação. Diante disso, e em respeito ao Policial Militar e a toda sociedade paulista, reforço: Confiem em sua Polícia! Não deixem que maculem a imagem daqueles que doam a vida pelo cidadão!", conclui o comunicado. 

Confira a nota da PM:



Capitão Augusto (PR-SP), deputado federal, também, criticou a novela e a emissora. "Qual a razão dos reiterados ataques dirigidos pela Rede Globo contra as Polícias Militares e, em especial, contra a Polícia Militar do Estado de São Paulo? Qual a intenção escondida por trás destas ofensas? Como todos sabemos, desde há muito tempo a Rede Globo incute na população brasileira os contra valores que têm destruído a nossa sociedade", publicou o político.

"Se hoje estamos vivendo esta situação caótica no Brasil, que está afogado na corrupção e na baderna social, muito se deve à Rede Globo, que leva para dentro dos nossos lares mensagens que corrompem as nossas crianças, desestabilizam nossas famílias e destroem as bases da nossa sociedade. E tudo isto se torna ainda mais grave quando ocorre num programa destinado ao público infanto-juvenil, em plena fase de formação do seu caráter", acrescentou. 

Veja o comunicado do deputado:



Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL