Diario de Pernambuco
Busca
Exposição Obras do importante artista francês Henri Matisse podem ser vistas até domingo Animais, trapezistas, o atirador de facas são alguns dos personagens abordados nos trabalhos

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/06/2017 15:27 Atualizado em: 30/06/2017 15:29

Obra Le cirque (1947), da série Jazz, de Henri Matisse. Foto: Henri Matisse/Reprodução
Obra Le cirque (1947), da série Jazz, de Henri Matisse. Foto: Henri Matisse/Reprodução

Chega ao fim, neste domingo (2), a exposição do livro Jazz, do artista visual francês Henri Matisse, na Caixa Cultural. Em cartaz desde abril, a mostra reúne vinte pranchas impressas com a técnica au pochoir, ou estêncil, que fazem parte do livro de arte publicado em 1947, em Paris, e lançado no mesmo ano no Rio de Janeiro e em Nova York. Foram confeccionados 250 exemplares, dos quais dois estão no Brasil. Um deles, em poder do Museu Castro Maya, na capital fluminense, deu origem à mostra em cartaz no Recife.

Confira o roteiro de exposições no Divirta-se

Não há uma temática totalmente linear no livro de Matisse, que se dedicou à obra durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto se recuperava de um câncer debilitante a ponto de deixá-lo em cadeira de rodas. Neste contexto, sem poder pintar, o artista experimentou cada vez mais colagens, usando papeis coloridos com guache e posteriormente recortados.

"Correntes artísticas como o dadaísmo e o cubismo também trabalharam com a colagem, mas são expressões diferentes. Eles queriam trazer algo tridimensional usando, por exemplo, coisas coletadas da rua, jornais, em uma conexão urgente com o mundo exterior. O Matisse, por sua vez, constroi seu proprio mundo a partir dessa técnica", analisa a curadora da exposição, Anna Paola Baptista.

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL